A linguagem cinematográfica, sem dúvida, compõe um agrupamento de elementos relevantes para a compreensão do universo de um filme, tais como: planos, ângulos, movimentos de câmera, recursos de montagem etc. Em conjunto, eles contribuem para a construção do sentido do filme na sua amplitude de acordo com o desejo do cineasta. Essa linguagem, antes concebida como entretenimento, é hoje percebida como um excelente recurso pedagógico escolar. O cinema na escola é, sem dúvida, uma das inovações pedagógicas que possibilita o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar dos estudantes. Os filmes possibilitam aos discentes interações sociais através da linguagem, permitindo nos mesmos sentimentos diversos e reflexões críticas acerca da nossa sociedade e do mundo. Objetivamos, portanto, com o presente artigo, relatar uma experiência pedagógica através do projeto CURTCINE (curta-metragem elaborado sob a ótica do cinema), que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes, e ampliar as discussões sobre linguagem cinematográfica na escola como um dos espaços de construção de conhecimentos e, então, agregar discussões voltadas à revitalização do espaço da biblioteca escola e à inovação pedagógica através do cinema. Foi possível averiguar que, quando os estudantes têm contato com a linguagem cinematográfica na escola, rompem uma barreira física e abstrata do conhecimento mediado na sala de aula, promovendo um conhecimento significativo de inovação pedagógica na biblioteca escolar na perspectiva de contribuir no processo de ensino, desenvolvendo a aprendizagem significativa aos estudantes.