LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: A MAGIA DO CINEMA NA ESCOLA E A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90711 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4443 "inscrito_id" => 16747 "titulo" => "LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: A MAGIA DO CINEMA NA ESCOLA E A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA." "resumo" => "A linguagem cinematográfica, sem dúvida, compõe um agrupamento de elementos relevantes para a compreensão do universo de um filme, tais como: planos, ângulos, movimentos de câmera, recursos de montagem etc. Em conjunto, eles contribuem para a construção do sentido do filme na sua amplitude de acordo com o desejo do cineasta. Essa linguagem, antes concebida como entretenimento, é hoje percebida como um excelente recurso pedagógico escolar. O cinema na escola é, sem dúvida, uma das inovações pedagógicas que possibilita o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar dos estudantes. Os filmes possibilitam aos discentes interações sociais através da linguagem, permitindo nos mesmos sentimentos diversos e reflexões críticas acerca da nossa sociedade e do mundo. Objetivamos, portanto, com o presente artigo, relatar uma experiência pedagógica através do projeto CURTCINE (curta-metragem elaborado sob a ótica do cinema), que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes, e ampliar as discussões sobre linguagem cinematográfica na escola como um dos espaços de construção de conhecimentos e, então, agregar discussões voltadas à revitalização do espaço da biblioteca escola e à inovação pedagógica através do cinema. Foi possível averiguar que, quando os estudantes têm contato com a linguagem cinematográfica na escola, rompem uma barreira física e abstrata do conhecimento mediado na sala de aula, promovendo um conhecimento significativo de inovação pedagógica na biblioteca escolar na perspectiva de contribuir no processo de ensino, desenvolvendo a aprendizagem significativa aos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16747_TB4443_09092022135254.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIZIA BATISTA DE LIMA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "MIZIA SILVEIRS" "autor_email" => "mizia.silveira@adm.educac" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90711 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4443 "inscrito_id" => 16747 "titulo" => "LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: A MAGIA DO CINEMA NA ESCOLA E A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA." "resumo" => "A linguagem cinematográfica, sem dúvida, compõe um agrupamento de elementos relevantes para a compreensão do universo de um filme, tais como: planos, ângulos, movimentos de câmera, recursos de montagem etc. Em conjunto, eles contribuem para a construção do sentido do filme na sua amplitude de acordo com o desejo do cineasta. Essa linguagem, antes concebida como entretenimento, é hoje percebida como um excelente recurso pedagógico escolar. O cinema na escola é, sem dúvida, uma das inovações pedagógicas que possibilita o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar dos estudantes. Os filmes possibilitam aos discentes interações sociais através da linguagem, permitindo nos mesmos sentimentos diversos e reflexões críticas acerca da nossa sociedade e do mundo. Objetivamos, portanto, com o presente artigo, relatar uma experiência pedagógica através do projeto CURTCINE (curta-metragem elaborado sob a ótica do cinema), que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes, e ampliar as discussões sobre linguagem cinematográfica na escola como um dos espaços de construção de conhecimentos e, então, agregar discussões voltadas à revitalização do espaço da biblioteca escola e à inovação pedagógica através do cinema. Foi possível averiguar que, quando os estudantes têm contato com a linguagem cinematográfica na escola, rompem uma barreira física e abstrata do conhecimento mediado na sala de aula, promovendo um conhecimento significativo de inovação pedagógica na biblioteca escolar na perspectiva de contribuir no processo de ensino, desenvolvendo a aprendizagem significativa aos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16747_TB4443_09092022135254.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIZIA BATISTA DE LIMA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "MIZIA SILVEIRS" "autor_email" => "mizia.silveira@adm.educac" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }