Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: A MAGIA DO CINEMA NA ESCOLA E A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90711
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4443
    "inscrito_id" => 16747
    "titulo" => "LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: A MAGIA DO CINEMA NA ESCOLA E A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "A linguagem cinematográfica, sem dúvida, compõe um agrupamento de elementos relevantes para a compreensão do universo de um filme, tais como: planos, ângulos, movimentos de câmera, recursos de montagem etc. Em conjunto, eles contribuem para a construção do sentido do filme na sua amplitude de acordo com o desejo do cineasta. Essa linguagem, antes concebida como entretenimento, é hoje percebida como um excelente recurso pedagógico escolar. O cinema na escola é, sem dúvida, uma das inovações pedagógicas que possibilita o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar dos estudantes. Os filmes possibilitam aos discentes interações sociais através da linguagem, permitindo nos mesmos sentimentos diversos e reflexões críticas acerca da nossa sociedade e do mundo. Objetivamos, portanto, com o presente artigo, relatar uma experiência pedagógica através do projeto CURTCINE (curta-metragem elaborado sob a ótica do cinema), que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes, e ampliar as discussões sobre linguagem cinematográfica na escola como um dos espaços de construção de conhecimentos e, então, agregar discussões voltadas à revitalização do espaço da biblioteca escola e à inovação pedagógica através do cinema. Foi possível averiguar que, quando os estudantes têm contato com a linguagem cinematográfica na escola, rompem uma barreira física e abstrata do conhecimento mediado na sala de aula, promovendo um conhecimento significativo de inovação pedagógica na biblioteca escolar na perspectiva de contribuir no processo de ensino, desenvolvendo a aprendizagem significativa aos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16747_TB4443_09092022135254.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIZIA BATISTA DE LIMA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIZIA SILVEIRS"
    "autor_email" => "mizia.silveira@adm.educac"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90711
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4443
    "inscrito_id" => 16747
    "titulo" => "LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: A MAGIA DO CINEMA NA ESCOLA E A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "A linguagem cinematográfica, sem dúvida, compõe um agrupamento de elementos relevantes para a compreensão do universo de um filme, tais como: planos, ângulos, movimentos de câmera, recursos de montagem etc. Em conjunto, eles contribuem para a construção do sentido do filme na sua amplitude de acordo com o desejo do cineasta. Essa linguagem, antes concebida como entretenimento, é hoje percebida como um excelente recurso pedagógico escolar. O cinema na escola é, sem dúvida, uma das inovações pedagógicas que possibilita o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar dos estudantes. Os filmes possibilitam aos discentes interações sociais através da linguagem, permitindo nos mesmos sentimentos diversos e reflexões críticas acerca da nossa sociedade e do mundo. Objetivamos, portanto, com o presente artigo, relatar uma experiência pedagógica através do projeto CURTCINE (curta-metragem elaborado sob a ótica do cinema), que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes, e ampliar as discussões sobre linguagem cinematográfica na escola como um dos espaços de construção de conhecimentos e, então, agregar discussões voltadas à revitalização do espaço da biblioteca escola e à inovação pedagógica através do cinema. Foi possível averiguar que, quando os estudantes têm contato com a linguagem cinematográfica na escola, rompem uma barreira física e abstrata do conhecimento mediado na sala de aula, promovendo um conhecimento significativo de inovação pedagógica na biblioteca escolar na perspectiva de contribuir no processo de ensino, desenvolvendo a aprendizagem significativa aos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16747_TB4443_09092022135254.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIZIA BATISTA DE LIMA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIZIA SILVEIRS"
    "autor_email" => "mizia.silveira@adm.educac"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A linguagem cinematográfica, sem dúvida, compõe um agrupamento de elementos relevantes para a compreensão do universo de um filme, tais como: planos, ângulos, movimentos de câmera, recursos de montagem etc. Em conjunto, eles contribuem para a construção do sentido do filme na sua amplitude de acordo com o desejo do cineasta. Essa linguagem, antes concebida como entretenimento, é hoje percebida como um excelente recurso pedagógico escolar. O cinema na escola é, sem dúvida, uma das inovações pedagógicas que possibilita o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar dos estudantes. Os filmes possibilitam aos discentes interações sociais através da linguagem, permitindo nos mesmos sentimentos diversos e reflexões críticas acerca da nossa sociedade e do mundo. Objetivamos, portanto, com o presente artigo, relatar uma experiência pedagógica através do projeto CURTCINE (curta-metragem elaborado sob a ótica do cinema), que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes, e ampliar as discussões sobre linguagem cinematográfica na escola como um dos espaços de construção de conhecimentos e, então, agregar discussões voltadas à revitalização do espaço da biblioteca escola e à inovação pedagógica através do cinema. Foi possível averiguar que, quando os estudantes têm contato com a linguagem cinematográfica na escola, rompem uma barreira física e abstrata do conhecimento mediado na sala de aula, promovendo um conhecimento significativo de inovação pedagógica na biblioteca escolar na perspectiva de contribuir no processo de ensino, desenvolvendo a aprendizagem significativa aos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.