Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS II: UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89849
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3198
    "inscrito_id" => 14235
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS II: UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "As novas tecnologias têm avançado cada vez mais, e consequentemente, novos itinerários e possibilidades de ensino estão surgindo, principalmente na área da educação, a qual existe uma grande abundância de metodologias de ensino que oferecem significados singulares na construção dos conhecimentos. Este estudo busca discutir sobre algumas metodologias de ensino discutidas na disciplina de Ensino de Ciências II e mais especificamente sobre as tecnologias no ensino de ciências e matemática. Para tal, o trabalho será dividido em duas etapas: 1) Discutindo algumas propostas para o Ensino de Ciências e Matemática e 2) Aprendizagem através das ferramentas digitais. Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de discutir sobre o uso das ferramentas tecnológicas no intuito de debater a relevância de compreender essas práticas bem como refletir o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades que promovam uma aprendizagem significativa e ajude as pessoas a crescer na escola, na vida pessoal e profissional. Para corroborar com a discussão fez-se necessário uso de autores como (CARVALHO, 2007) quanto trata das habilidades dos professores para promover a enculturação científica, (PIZARRO, ANDRADE e PIZARRO, 2019) ao tratar sobre os indicadores de alfabetização científica e a pratica de ensino, (RAMAL, 2003) que trata da educação com tecnologias digitais, (SASSERON, 2008) ao tratar das investigações da alfabetização científica em ciências, entre outros. Portanto, espera-se que este trabalho sirva para discussões atuais e posteriores que contribuam com o enriquecimento dos estudos sobre o uso das tecnologias no ensino de ciências e matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14235_TB3198_17082022162202.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS LOPES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS"
    "autor_email" => "dougprofmat27@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89849
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3198
    "inscrito_id" => 14235
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS II: UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "As novas tecnologias têm avançado cada vez mais, e consequentemente, novos itinerários e possibilidades de ensino estão surgindo, principalmente na área da educação, a qual existe uma grande abundância de metodologias de ensino que oferecem significados singulares na construção dos conhecimentos. Este estudo busca discutir sobre algumas metodologias de ensino discutidas na disciplina de Ensino de Ciências II e mais especificamente sobre as tecnologias no ensino de ciências e matemática. Para tal, o trabalho será dividido em duas etapas: 1) Discutindo algumas propostas para o Ensino de Ciências e Matemática e 2) Aprendizagem através das ferramentas digitais. Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de discutir sobre o uso das ferramentas tecnológicas no intuito de debater a relevância de compreender essas práticas bem como refletir o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades que promovam uma aprendizagem significativa e ajude as pessoas a crescer na escola, na vida pessoal e profissional. Para corroborar com a discussão fez-se necessário uso de autores como (CARVALHO, 2007) quanto trata das habilidades dos professores para promover a enculturação científica, (PIZARRO, ANDRADE e PIZARRO, 2019) ao tratar sobre os indicadores de alfabetização científica e a pratica de ensino, (RAMAL, 2003) que trata da educação com tecnologias digitais, (SASSERON, 2008) ao tratar das investigações da alfabetização científica em ciências, entre outros. Portanto, espera-se que este trabalho sirva para discussões atuais e posteriores que contribuam com o enriquecimento dos estudos sobre o uso das tecnologias no ensino de ciências e matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14235_TB3198_17082022162202.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS LOPES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS"
    "autor_email" => "dougprofmat27@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

As novas tecnologias têm avançado cada vez mais, e consequentemente, novos itinerários e possibilidades de ensino estão surgindo, principalmente na área da educação, a qual existe uma grande abundância de metodologias de ensino que oferecem significados singulares na construção dos conhecimentos. Este estudo busca discutir sobre algumas metodologias de ensino discutidas na disciplina de Ensino de Ciências II e mais especificamente sobre as tecnologias no ensino de ciências e matemática. Para tal, o trabalho será dividido em duas etapas: 1) Discutindo algumas propostas para o Ensino de Ciências e Matemática e 2) Aprendizagem através das ferramentas digitais. Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de discutir sobre o uso das ferramentas tecnológicas no intuito de debater a relevância de compreender essas práticas bem como refletir o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades que promovam uma aprendizagem significativa e ajude as pessoas a crescer na escola, na vida pessoal e profissional. Para corroborar com a discussão fez-se necessário uso de autores como (CARVALHO, 2007) quanto trata das habilidades dos professores para promover a enculturação científica, (PIZARRO, ANDRADE e PIZARRO, 2019) ao tratar sobre os indicadores de alfabetização científica e a pratica de ensino, (RAMAL, 2003) que trata da educação com tecnologias digitais, (SASSERON, 2008) ao tratar das investigações da alfabetização científica em ciências, entre outros. Portanto, espera-se que este trabalho sirva para discussões atuais e posteriores que contribuam com o enriquecimento dos estudos sobre o uso das tecnologias no ensino de ciências e matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.