EDUCAÇÃO POLITÉCNICA: CONCEPÇÕES DE ENSINO POLITÉCNICO SOB A ÓTICA DE GRANDES ESTUDIOSOS DO TEMA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90647 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4355 "inscrito_id" => 10896 "titulo" => "EDUCAÇÃO POLITÉCNICA: CONCEPÇÕES DE ENSINO POLITÉCNICO SOB A ÓTICA DE GRANDES ESTUDIOSOS DO TEMA" "resumo" => "A relação trabalho e educação é objeto de disputa acirrada no sistema capitalista. Um grande debate sobre as políticas educacionais é a perspectiva capitalista voltada ao trabalho e uma visão politécnica como um projeto para o ensino médio. O artigo reflete sobre dados que embasam a compreensão de discussões acerca do ensino médio integrado e como uma educação de nível médio, de base politécnica, e que busca visões políticas educacionais do país, contextualizando ainda as relações capitalistas de produção. Este artigo tem por finalidade resumir através de revisão as diferentes publicações acerca de discussões, análises e reflexões que mapeiam a marcha do Ensino Médio Integrado (EMI) para a politecnia. Ao longo deste documento, apresentam-se as concepções de ensino politécnico de grandes estudiosos do tema, desde Ciavatta a Moura e Saviani. Onde, em algumas discussões apresentadas nos documentos analisados, pode-se constatar o forte embasamento teórico para a implantação do Ensino Politécnico e sua relação com a prática. Dessa forma, deixa-se evidente que politecnia não é mera preparação de mão de obra de baixo custo, mas, o domínio das diferentes técnicas e saberes essenciais à vida cultural, econômica, histórica, política e social, não necessariamente nesta ordem, possibilitando o desenvolvimento pleno do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID10896_TB4355_08092022194127.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BYRON LOUREIRO LANVERLY DE MELO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Byron Lanverly" "autor_email" => "byron@lanverly.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS ESTÁCIO FAL (ESTÁCIO FAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90647 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4355 "inscrito_id" => 10896 "titulo" => "EDUCAÇÃO POLITÉCNICA: CONCEPÇÕES DE ENSINO POLITÉCNICO SOB A ÓTICA DE GRANDES ESTUDIOSOS DO TEMA" "resumo" => "A relação trabalho e educação é objeto de disputa acirrada no sistema capitalista. Um grande debate sobre as políticas educacionais é a perspectiva capitalista voltada ao trabalho e uma visão politécnica como um projeto para o ensino médio. O artigo reflete sobre dados que embasam a compreensão de discussões acerca do ensino médio integrado e como uma educação de nível médio, de base politécnica, e que busca visões políticas educacionais do país, contextualizando ainda as relações capitalistas de produção. Este artigo tem por finalidade resumir através de revisão as diferentes publicações acerca de discussões, análises e reflexões que mapeiam a marcha do Ensino Médio Integrado (EMI) para a politecnia. Ao longo deste documento, apresentam-se as concepções de ensino politécnico de grandes estudiosos do tema, desde Ciavatta a Moura e Saviani. Onde, em algumas discussões apresentadas nos documentos analisados, pode-se constatar o forte embasamento teórico para a implantação do Ensino Politécnico e sua relação com a prática. Dessa forma, deixa-se evidente que politecnia não é mera preparação de mão de obra de baixo custo, mas, o domínio das diferentes técnicas e saberes essenciais à vida cultural, econômica, histórica, política e social, não necessariamente nesta ordem, possibilitando o desenvolvimento pleno do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID10896_TB4355_08092022194127.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BYRON LOUREIRO LANVERLY DE MELO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Byron Lanverly" "autor_email" => "byron@lanverly.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS ESTÁCIO FAL (ESTÁCIO FAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }