LUZ, CÂMERA, AÇÃO COM ACESSIBILIDADE: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA ESCOLA INCLUSIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88832 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1908 "inscrito_id" => 8430 "titulo" => "LUZ, CÂMERA, AÇÃO COM ACESSIBILIDADE: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA ESCOLA INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho é uma reflexão sobre o processo de criação e desenvolvimento de um Clube de Acessibilidade Audiovisual como projeto piloto da UTEC Alto Santa Terezinha no COMPAZ Eduardo Campos em parceria com a Escola Poeta Jonatas Braga, da rede municipal de Ensino do Recife, por estudantes do Ensino Fundamental, entre 11 e 15 anos de idade, protagonistas, editores e audiodescritores de produções audiovisuais. Os estudantes da rede produzem cerca de 300 filmes por ano e participam do EMCINE, o maior evento de Audiovisual em escolas públicas do Brasil. Percebemos que essas produções precisam passar por processos que viabilizam a acessibilidade. A audiodescrição é uma faixa narrativa adicional que consideramos fundamental para facilitar a acessibilidade audiovisual de pessoas cegas ou com baixa visão. Os estudantes do referido clube produzem filmes e também, as faixas narrativas de audiodescrição. Indagamos se a criação de um Clube de Acessibilidade Audiovisual nas escolas e UTEC’s da rede pode contribuir para a promoção da Inclusão. Nossa hipótese é que o Clube de Acessibilidade Audiovisual contribui para construir a Escola Inclusiva facilitando a acessibilidade audiovisual de pessoas com deficiência, e constrói, também, um ambiente educativo com empatia. Entendemos que este trabalho é relevante porque, como afirma Pacheco (2007), para se construir a Educação Inclusiva a escola precisa ser um espaço acolhedor. Fazer acessibilidade audiovisual nas escolas pode construir pontes para a Inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "639753f61163b_12122022131654.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-12 13:16:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Renata Carvalho da Silva" "autor_email" => "renata.carvalho.prof@gmai" "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88832 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1908 "inscrito_id" => 8430 "titulo" => "LUZ, CÂMERA, AÇÃO COM ACESSIBILIDADE: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA ESCOLA INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho é uma reflexão sobre o processo de criação e desenvolvimento de um Clube de Acessibilidade Audiovisual como projeto piloto da UTEC Alto Santa Terezinha no COMPAZ Eduardo Campos em parceria com a Escola Poeta Jonatas Braga, da rede municipal de Ensino do Recife, por estudantes do Ensino Fundamental, entre 11 e 15 anos de idade, protagonistas, editores e audiodescritores de produções audiovisuais. Os estudantes da rede produzem cerca de 300 filmes por ano e participam do EMCINE, o maior evento de Audiovisual em escolas públicas do Brasil. Percebemos que essas produções precisam passar por processos que viabilizam a acessibilidade. A audiodescrição é uma faixa narrativa adicional que consideramos fundamental para facilitar a acessibilidade audiovisual de pessoas cegas ou com baixa visão. Os estudantes do referido clube produzem filmes e também, as faixas narrativas de audiodescrição. Indagamos se a criação de um Clube de Acessibilidade Audiovisual nas escolas e UTEC’s da rede pode contribuir para a promoção da Inclusão. Nossa hipótese é que o Clube de Acessibilidade Audiovisual contribui para construir a Escola Inclusiva facilitando a acessibilidade audiovisual de pessoas com deficiência, e constrói, também, um ambiente educativo com empatia. Entendemos que este trabalho é relevante porque, como afirma Pacheco (2007), para se construir a Educação Inclusiva a escola precisa ser um espaço acolhedor. Fazer acessibilidade audiovisual nas escolas pode construir pontes para a Inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "639753f61163b_12122022131654.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-12 13:16:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Renata Carvalho da Silva" "autor_email" => "renata.carvalho.prof@gmai" "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }