RECREAÇÃO ESCOLAR: RESGATANDO JOGOS E BRINCADEIRAS POR MEIO DAS POLÍTICAS DOS 5R’S COM ALUNOS DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88535 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1210 "inscrito_id" => 7498 "titulo" => "RECREAÇÃO ESCOLAR: RESGATANDO JOGOS E BRINCADEIRAS POR MEIO DAS POLÍTICAS DOS 5R’S COM ALUNOS DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "A presente pesquisa enfatiza como educador dos anos iniciais do ensino fundamental precisa ter consciência que a recreação escolar não é somente mera diversão, ou somente um horário para deixar a criança dispersas na escola, a recreação escolar precisa ser bem aproveitada pelo aluno, na qual é necessário buscar estratégia que engloba atividades lúdicas com jogos e brincadeiras, mesmo que seja livre e optativa a participação. Quando se pensa em recreação e criança, a palavra-chave é criatividade, sabe-se que o mundo a cada dia que passa, vai sofrendo com a degradação ambiental e uma maneira que o professor pode incentivar para colaboração das crianças para um planeta mais sustentável, é fazer os jogos e as brincadeiras utilizando políticas dos 5R's (reciclar, reduzir reutilizar, repensar e recusar). A pesquisa tem como objetivo compreender as atividades lúdicas durante a recreação escolar, por meio de jogos e brincadeiras. O estudo parte da revisão bibliográfica e qualitativa, apoiada pelo aporte teórico: Broto (2001), Brougére (1995), Cavallari (2011), Friedman (1996), Gil (2002), Goldenberg (2004), Kishimoto (2005, 2002), Marconi e Lakatos (2003), dentre outros. Como resultados verificou-se que os jogos e brincadeiras são relevantes na vida das crianças durante a recreação escolar, porque desenvolve aprendizagem, linguagem, inteligência, concentração, e a sociabilidade, sem contar nos aspectos cognitivos físicos e motores, que são primordiais na formação integral da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7498_TB1210_28072022123618.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIA CAROLINE DE ARRUDA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA CAROLINE" "autor_email" => "caahline16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88535 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1210 "inscrito_id" => 7498 "titulo" => "RECREAÇÃO ESCOLAR: RESGATANDO JOGOS E BRINCADEIRAS POR MEIO DAS POLÍTICAS DOS 5R’S COM ALUNOS DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "A presente pesquisa enfatiza como educador dos anos iniciais do ensino fundamental precisa ter consciência que a recreação escolar não é somente mera diversão, ou somente um horário para deixar a criança dispersas na escola, a recreação escolar precisa ser bem aproveitada pelo aluno, na qual é necessário buscar estratégia que engloba atividades lúdicas com jogos e brincadeiras, mesmo que seja livre e optativa a participação. Quando se pensa em recreação e criança, a palavra-chave é criatividade, sabe-se que o mundo a cada dia que passa, vai sofrendo com a degradação ambiental e uma maneira que o professor pode incentivar para colaboração das crianças para um planeta mais sustentável, é fazer os jogos e as brincadeiras utilizando políticas dos 5R's (reciclar, reduzir reutilizar, repensar e recusar). A pesquisa tem como objetivo compreender as atividades lúdicas durante a recreação escolar, por meio de jogos e brincadeiras. O estudo parte da revisão bibliográfica e qualitativa, apoiada pelo aporte teórico: Broto (2001), Brougére (1995), Cavallari (2011), Friedman (1996), Gil (2002), Goldenberg (2004), Kishimoto (2005, 2002), Marconi e Lakatos (2003), dentre outros. Como resultados verificou-se que os jogos e brincadeiras são relevantes na vida das crianças durante a recreação escolar, porque desenvolve aprendizagem, linguagem, inteligência, concentração, e a sociabilidade, sem contar nos aspectos cognitivos físicos e motores, que são primordiais na formação integral da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7498_TB1210_28072022123618.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIA CAROLINE DE ARRUDA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA CAROLINE" "autor_email" => "caahline16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }