A necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e educativas condizentes com o debate atual no que se refere à transdisciplinaridade e à complexidade, e à participação das famílias e da comunidade nas escolas nos leva a necessidade de novas construções sociais de aprendizagem. Nesse sentido, destaca-se a abordagem da Comunidade de Aprendizagem como uma forma de abarcar estes elementos e propor práticas colaborativas através de dispositivos educativos, pedagógicos e organizacionais. Com o objetivo de contribuir para esse debate, o presente trabalho buscou analisar e discutir elementos referentes aos processos ou dispositivos pedagógicos e organizacionais, na perspectiva da comunidade de aprendizagem, que ocorreu no contexto de uma escola de ensino básico, em Brasília, DF, no ano de 2019, frente à realização de um projeto de cozinha experimental planejado e executado pelas mães da escola, que exigiu articulação entre os vários atores sociais em diferentes níveis. A metodologia compreendeu a revisão da literatura para a identificação dos autores chave para embasamento do argumento e discussão, e a avaliação desta frente às dimensões do projeto de cozinha experimental. Concluiu-se que os processos, dispositivos e/ou práticas pedagógicas realizados nos níveis organizacional, para a escola, e de planejamento, execução, resultados e impactos do projeto executado, através de relações que se estabeleceram através de uma rede transdisciplinar entre a comunidade e a escola, foram significativos, com impacto em distintas dimensões e suscitaram o movimento da escola e da comunidade para novos níveis de maturidade para a vivência das práticas colaborativas em comunidade. O aspecto inovador foi a concretização de elementos e processos de Comunidade de Aprendizagem através do projeto transversal de cozinha experimental.