Este trabalho tem como objetivo identificar as representações sociais de escola e prática pedagógica no ensino médio, construídas por estudantes matriculados em diferentes instituições públicas estaduais. Representações sociais são modos de interpretar a realidade que orientam as práticas dos sujeitos. Desenvolvemos um estudo qualitativo delineado como pesquisa de campo com 33 estudantes matriculados no primeiro ano do ensino médio de diferentes escolas estaduais situadas em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes-PE. Como técnica de coleta de dados utilizamos: questionário e entrevista narrativa. Os resultados indicaram representações sociais de escola centradas na qualidade do ensino, abrangência da formação, boa convivência no espaço e infraestrutura deficitária. No que se refere à prática pedagógica identificamos, com algumas restrições, responsabilidade, compromisso e boa convivência por parte dos docentes; funcionários dedicados, equipe gestora burocrática e distante do cotidiano dos estudantes nas escolas. Constatamos uma diversidade nas representações das práticas de escolas técnicas, de referência e regulares, pois os alunos de escolas técnicas são mais favoráveis às práticas em suas escolas. Este trabalho sugere um repensar das políticas de ensino médio no estado de Pernambuco que, mesmo voltadas para inclusão da juventude, têm sido excludentes para grande parte desse grupo social.