A POBREZA E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90501 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4157 "inscrito_id" => 9854 "titulo" => "A POBREZA E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar a relação existente entre a pobreza e o currículo da educação do campo, fazendo um resgate teórico e conceitual sobre os principais acontecimentos históricos que representam o desenvolvimento da educação brasileira e as lutas para a efetivação de uma educação voltada para a população que vive no meio rural. Inicialmente apresenta-se um histórico da educação do campo no Brasil, referenciada por autores como ARROYO (2004), THOMPSON (1978) e CALDART (2007), que reforçam as ideias apresentadas. A educação do campo nas leis dará continuidade ao desenvolvimento deste trabalho, afirmando as principais conquistas legais já conseguidas e seus desdobramentos. Em seguida aparece a educação como reprodutora da pobreza, o tratamento dado a essa situação dentro das escolas que deveriam ser desmistificadora dessa problemática. Discute-se também a respeito da desigualdade de renda e as repercussões na educação brasileira, para que em seguida aborde o modo de vida no campo, refletindo as vivencias, cultura e expressões sociais. Diante da trajetória da educação do campo buscaremos refletir sobre a sua desvalorização na perspectiva de emancipação do cidadão. Assim, para retratar a realidade da escola do campo o currículo e suas formas de abrangência sua apresentação será baseada em fundamentações teóricas, para dessas conclusões entender como o livro da educação do campo é elaborado e trabalhado nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9854_TB4157_07092022101250.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EDJANIO RODRIGUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Edjanio" "autor_email" => "edjaniogeo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90501 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4157 "inscrito_id" => 9854 "titulo" => "A POBREZA E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar a relação existente entre a pobreza e o currículo da educação do campo, fazendo um resgate teórico e conceitual sobre os principais acontecimentos históricos que representam o desenvolvimento da educação brasileira e as lutas para a efetivação de uma educação voltada para a população que vive no meio rural. Inicialmente apresenta-se um histórico da educação do campo no Brasil, referenciada por autores como ARROYO (2004), THOMPSON (1978) e CALDART (2007), que reforçam as ideias apresentadas. A educação do campo nas leis dará continuidade ao desenvolvimento deste trabalho, afirmando as principais conquistas legais já conseguidas e seus desdobramentos. Em seguida aparece a educação como reprodutora da pobreza, o tratamento dado a essa situação dentro das escolas que deveriam ser desmistificadora dessa problemática. Discute-se também a respeito da desigualdade de renda e as repercussões na educação brasileira, para que em seguida aborde o modo de vida no campo, refletindo as vivencias, cultura e expressões sociais. Diante da trajetória da educação do campo buscaremos refletir sobre a sua desvalorização na perspectiva de emancipação do cidadão. Assim, para retratar a realidade da escola do campo o currículo e suas formas de abrangência sua apresentação será baseada em fundamentações teóricas, para dessas conclusões entender como o livro da educação do campo é elaborado e trabalhado nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9854_TB4157_07092022101250.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EDJANIO RODRIGUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Edjanio" "autor_email" => "edjaniogeo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }