O presente trabalho tem por objetivo apresentar a relação existente entre a pobreza e o currículo da educação do campo, fazendo um resgate teórico e conceitual sobre os principais acontecimentos históricos que representam o desenvolvimento da educação brasileira e as lutas para a efetivação de uma educação voltada para a população que vive no meio rural. Inicialmente apresenta-se um histórico da educação do campo no Brasil, referenciada por autores como ARROYO (2004), THOMPSON (1978) e CALDART (2007), que reforçam as ideias apresentadas. A educação do campo nas leis dará continuidade ao desenvolvimento deste trabalho, afirmando as principais conquistas legais já conseguidas e seus desdobramentos. Em seguida aparece a educação como reprodutora da pobreza, o tratamento dado a essa situação dentro das escolas que deveriam ser desmistificadora dessa problemática. Discute-se também a respeito da desigualdade de renda e as repercussões na educação brasileira, para que em seguida aborde o modo de vida no campo, refletindo as vivencias, cultura e expressões sociais. Diante da trajetória da educação do campo buscaremos refletir sobre a sua desvalorização na perspectiva de emancipação do cidadão. Assim, para retratar a realidade da escola do campo o currículo e suas formas de abrangência sua apresentação será baseada em fundamentações teóricas, para dessas conclusões entender como o livro da educação do campo é elaborado e trabalhado nas escolas.