RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DA GENÉTICA: REDIMENSIONANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO REMOTA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89720 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3049 "inscrito_id" => 14315 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DA GENÉTICA: REDIMENSIONANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO REMOTA" "resumo" => "A partir do enfrentamento à pandemia da Covid-19, o ensino remoto tornou-se uma nova modalidade de ensino emergencial para as diversas populações. A educação remota acarretou em novos desafios para docentes e discentes, principalmente, no que cerne a participação dos alunos durante o desenvolvimento das aulas, sendo necessária a utilização de práticas educacionais diversificadas e atrativas. Conteúdos abstratos presentes no ramo da Genética, com grande quantidade de terminologias científicas dificulta a aprendizagem. À vista disso, incentivar a criação de práticas e metodologias mais dinâmicas como as oficinas pedagógicas é um aprimoramento na Licenciatura. Nesse sentido, com a finalidade de promover momentos de práticas de ensino, foi proposta a execução de uma oficina intitulada “Esclarecendo o Mundo dos Transgênicos” por Licenciandos em Ciências Biológicas, desenvolvida como componente curricular da disciplina Metodologia do Ensino em Biologia II e teve como público alvo alunos do Ensino Fundamental e Médio sendo ministrada em uma plataforma virtual. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), na produção e execução de uma oficina pedagógica. A oficina foi elaborada em quatro etapas, sendo elas: planejamento das atividades, construção dos materiais, divulgação da oficina através das redes sociais e a execução da oficina na plataforma online Google Meet, com duração de 50 minutos. Os relatos de experiência apresentados entrelaçaram-se em vários aspectos relacionados com a prática docente. Os licenciandos apresentaram elementos desafiadores como à adequação do conteúdo aos níveis de ensino e ao desenvolvimento de atividades e materiais interativos e ilustrativos, que poderiam contribuir e otimizar o planejamento e execução da oficina, atendendo as necessidades vigentes ao enfrentamento dos estudantes diante a pandemia e ao modelo de ensino remoto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14315_TB3049_03122022161930.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VERÔNICA MORAIS ALVES DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ANA VERÔNICA" "autor_email" => "veronica.morais@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89720 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3049 "inscrito_id" => 14315 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DA GENÉTICA: REDIMENSIONANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO REMOTA" "resumo" => "A partir do enfrentamento à pandemia da Covid-19, o ensino remoto tornou-se uma nova modalidade de ensino emergencial para as diversas populações. A educação remota acarretou em novos desafios para docentes e discentes, principalmente, no que cerne a participação dos alunos durante o desenvolvimento das aulas, sendo necessária a utilização de práticas educacionais diversificadas e atrativas. Conteúdos abstratos presentes no ramo da Genética, com grande quantidade de terminologias científicas dificulta a aprendizagem. À vista disso, incentivar a criação de práticas e metodologias mais dinâmicas como as oficinas pedagógicas é um aprimoramento na Licenciatura. Nesse sentido, com a finalidade de promover momentos de práticas de ensino, foi proposta a execução de uma oficina intitulada “Esclarecendo o Mundo dos Transgênicos” por Licenciandos em Ciências Biológicas, desenvolvida como componente curricular da disciplina Metodologia do Ensino em Biologia II e teve como público alvo alunos do Ensino Fundamental e Médio sendo ministrada em uma plataforma virtual. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), na produção e execução de uma oficina pedagógica. A oficina foi elaborada em quatro etapas, sendo elas: planejamento das atividades, construção dos materiais, divulgação da oficina através das redes sociais e a execução da oficina na plataforma online Google Meet, com duração de 50 minutos. Os relatos de experiência apresentados entrelaçaram-se em vários aspectos relacionados com a prática docente. Os licenciandos apresentaram elementos desafiadores como à adequação do conteúdo aos níveis de ensino e ao desenvolvimento de atividades e materiais interativos e ilustrativos, que poderiam contribuir e otimizar o planejamento e execução da oficina, atendendo as necessidades vigentes ao enfrentamento dos estudantes diante a pandemia e ao modelo de ensino remoto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14315_TB3049_03122022161930.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VERÔNICA MORAIS ALVES DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ANA VERÔNICA" "autor_email" => "veronica.morais@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }