A partir do enfrentamento à pandemia da Covid-19, o ensino remoto tornou-se uma nova modalidade de ensino emergencial para as diversas populações. A educação remota acarretou em novos desafios para docentes e discentes, principalmente, no que cerne a participação dos alunos durante o desenvolvimento das aulas, sendo necessária a utilização de práticas educacionais diversificadas e atrativas. Conteúdos abstratos presentes no ramo da Genética, com grande quantidade de terminologias científicas dificulta a aprendizagem. À vista disso, incentivar a criação de práticas e metodologias mais dinâmicas como as oficinas pedagógicas é um aprimoramento na Licenciatura. Nesse sentido, com a finalidade de promover momentos de práticas de ensino, foi proposta a execução de uma oficina intitulada “Esclarecendo o Mundo dos Transgênicos” por Licenciandos em Ciências Biológicas, desenvolvida como componente curricular da disciplina Metodologia do Ensino em Biologia II e teve como público alvo alunos do Ensino Fundamental e Médio sendo ministrada em uma plataforma virtual. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), na produção e execução de uma oficina pedagógica. A oficina foi elaborada em quatro etapas, sendo elas: planejamento das atividades, construção dos materiais, divulgação da oficina através das redes sociais e a execução da oficina na plataforma online Google Meet, com duração de 50 minutos. Os relatos de experiência apresentados entrelaçaram-se em vários aspectos relacionados com a prática docente. Os licenciandos apresentaram elementos desafiadores como à adequação do conteúdo aos níveis de ensino e ao desenvolvimento de atividades e materiais interativos e ilustrativos, que poderiam contribuir e otimizar o planejamento e execução da oficina, atendendo as necessidades vigentes ao enfrentamento dos estudantes diante a pandemia e ao modelo de ensino remoto.