Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE LABORATÓRIO DE METROLOGIA POR MEIO DA TECNOLOGIA QR CODE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88275 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 11085 "titulo" => "AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE LABORATÓRIO DE METROLOGIA POR MEIO DA TECNOLOGIA QR CODE" "resumo" => "A medição está presente em diversas situações rotineiras, sendo essencial a utilização de instrumentos que auxiliem na padronização e na precisão. Entretanto, tais ferramentas dependem do sentido visual, criando barreiras entre as pessoas com deficiência visual e esses utensílios. Posto isso, a fim de acessibilizar as ferramentas de medição para as pessoas com deficiência visual, devido a falta de discussões acerca da acessibilidade dessa área que a torna exclusiva aos indivíduos normovisuais, o presente trabalho teve como objetivo elaborar audiodescrições de instrumentos do laboratório de Metrologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Jacobina; o que ocorreu a partir da elaboração das descrições e QR Codes da principais ferramentas, sua colagem e testagem. Os resultados obtidos ao final da pesquisa foram considerados bons. Os estudos realizados acerca do assunto foram essenciais para uma melhor compreensão e abordagem, agregando para o crescimento do repertório sociocultural.A medição está presente em diversas situações rotineiras, sendo essencial a utilização de instrumentos que auxiliem na padronização e na precisão. Entretanto, t" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9863_TB440_04082022161710.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA LIMA MONTENEGRO" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "mariaclaramontenegro20@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88275 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 11085 "titulo" => "AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE LABORATÓRIO DE METROLOGIA POR MEIO DA TECNOLOGIA QR CODE" "resumo" => "A medição está presente em diversas situações rotineiras, sendo essencial a utilização de instrumentos que auxiliem na padronização e na precisão. Entretanto, tais ferramentas dependem do sentido visual, criando barreiras entre as pessoas com deficiência visual e esses utensílios. Posto isso, a fim de acessibilizar as ferramentas de medição para as pessoas com deficiência visual, devido a falta de discussões acerca da acessibilidade dessa área que a torna exclusiva aos indivíduos normovisuais, o presente trabalho teve como objetivo elaborar audiodescrições de instrumentos do laboratório de Metrologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Jacobina; o que ocorreu a partir da elaboração das descrições e QR Codes da principais ferramentas, sua colagem e testagem. Os resultados obtidos ao final da pesquisa foram considerados bons. Os estudos realizados acerca do assunto foram essenciais para uma melhor compreensão e abordagem, agregando para o crescimento do repertório sociocultural.A medição está presente em diversas situações rotineiras, sendo essencial a utilização de instrumentos que auxiliem na padronização e na precisão. Entretanto, t" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9863_TB440_04082022161710.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA LIMA MONTENEGRO" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "mariaclaramontenegro20@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A medição está presente em diversas situações rotineiras, sendo essencial a utilização de instrumentos que auxiliem na padronização e na precisão. Entretanto, tais ferramentas dependem do sentido visual, criando barreiras entre as pessoas com deficiência visual e esses utensílios. Posto isso, a fim de acessibilizar as ferramentas de medição para as pessoas com deficiência visual, devido a falta de discussões acerca da acessibilidade dessa área que a torna exclusiva aos indivíduos normovisuais, o presente trabalho teve como objetivo elaborar audiodescrições de instrumentos do laboratório de Metrologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Jacobina; o que ocorreu a partir da elaboração das descrições e QR Codes da principais ferramentas, sua colagem e testagem. Os resultados obtidos ao final da pesquisa foram considerados bons. Os estudos realizados acerca do assunto foram essenciais para uma melhor compreensão e abordagem, agregando para o crescimento do repertório sociocultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.