Nos diferentes tempos e espaços do cotidiano escolar, os materiais educacionais digitais, apresentam-se como uma possibilidade para ampliar e potencializar o processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho objetiva apresentar as concepções que fundamentam o emprego de materiais educacionais digitais e como a utilização destes materiais pode contribuir para redimencionar a prática docente, permitindo que o professor, a partir da realidade em que está inserido, experimente novas linguagens, amplie seu repertório de recursos, qualifique os instrumentos de avaliação e adote metodologias, na perspectiva da construção coletiva do conhecimento. Para a realização deste estudo, no âmbito do Instituto Federal de Brasília (IFB), um curso de formação inicial e continuada (FIC) foi ofertado para professores da educação básica e superior. Com o emprego de uma variedade de materiais educacionais digitais, a formação foi fundamentada nos princípios da educação a distância (EAD) e das metodologias ativas de ensino e de aprendizagem No decorrer do percurso formativo, as trilhas de aprendizagem propostas pela mediadora, contribuíram para que os cursistas, mediante a utilização de diferentes plataformas e ferramentas digitais, conhecessem e produzissem materiais educacionais digitais, a partir de quatro eixos: texto, vídeo, imagem e áudio. A síntese, é que houve indicativos de que o curso de formação continuada, além de funcionar como uma espécie de disparador de ações para o enriquecimento da prática pedagógica dos professores, contribuiu também para o letramento digital dos cursistas.