As metodologias de ensino da disciplina de Cálculo em Engenharias ou em cursos Interdisciplinares de Ciência e Tecnologia das Universidades Brasileiras demonstraram-se estritamente arcaicas, impulsionando o aumento dos índices de evasão no Ensino Superior, bem como a escassez de profissionais do campo das ciências exatas. Em consideração a isto, desenvolveu-se neste trabalho a análise prévia das estratégias e metodologias de ensino da disciplina de Cálculo I do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com Campus em Mossoró, Rio Grande do Norte. Nesse ínterim, baseando-se nas fases da Engenharia Didática (ED), aplicou-se periodicamente nas turmas de graduação situações e problemas didáticos relacionados aos tópicos sobre Derivadas e Integrais Indefinidas, preparados a partir de questões retiradas da 6ª edição do Livro Cálculo A de Diva Marília Flemming, utilizando-se o software GeoGebra como motor para solução dos problemas. Ademais, foi disponibilizado para os alunos, normas e regras para a utilização do software, baseando-as nas bibliografias examinadas. Desse modo, esperou-se que, com a aplicação da metodologia supracitada, os discentes da graduação reconhecessem a ferramenta como instrumento auxiliar aos seus estudos, atuando, portanto, na interpretação de conceitos e equações ao permitir a exploração de gráficos e esquemas visuais, diminuindo, por influencia, os índices de desistência e evasão escolar.