A Ludicidade possui um caráter formativo. Esta concepção formativa é alicerçada no princípio de que o brincar (ludus) desenvolve percepções criadoras e criativas nos processos de ensino- aprendizagens. Assim, esta investigação questionou: quais os possíveis diálogos entre o Ensino de Ciências e Biologia com a dimensão lúdica concebida nos princípios pedagógicos? Para responder a esta pergunta, o objetivo foi traçar um panorama de modo a promover diálogos entre a Ludicidade e o campo do Ensino das Ciências Biológicas a partir de um recorte teórico- conceitual. De natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, esta investigação procurou nos estudos disponíveis respostas à questão central. O caráter analítico inspirou-se na análise de conteúdo, a partir das fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A relevância desta pesquisa reside na necessidade de refletir sobre o encontro dialógico entre a Ludicidade e o Ensino de Ciências e Biologia, de modo a incentivar o uso de atividades lúdicas na sala de aula, promovendo caminhos de promoção do ensino-aprendizagem, de modo a gerar mais assimilação do conhecimento, sobre as diversas formas e incentivar as pessoas adolescentes e jovens a participar mais efetivamente das aulas. Os resultados sinalizaram que um diálogo de aproximação entre o Ensino de Ciências e Biologia e a Ludicidade se dá por meio dos jogos didáticos, pois são instrumentos facilitadores de conhecimento, que aproximam o estudante do conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, facilitando a aprendizagem e auxiliando no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.