Este artigo traz resultados de estudos e práticas desenvolvidas durante a disciplina de Alfabetização e Letramento em uma Universidade de Manaus à luz das neurociências, buscando nova abordagem para o ensino. Foram construídos centros de habilidades preditoras da leitura e da escrita com objetivos estruturados e organizados a partir do desenvolvimento neurobiológico para fomentarem atividades e ensinos assertivos das crianças neste processo. O principal objetivo é apontar a necessidade de renovar práticas do ensino de ler e escrever dentro de abordagens novas como a Neuroeducação que explicam o processamento de áreas cerebrais envolvidas nas habilidades preditoras da alfabetização respeitando as etapas do desenvolvimento cognitivo e emocional. Os métodos tradicionais de alfabetizar devem ser revisitados e inovados com as ciências cognitivas, renovando também os currículos das licenciaturas para formar alfabetizadores eficazes e coerentes com a nova educação. Esperamos que as práticas desenvolvidas possam nortear novos estudos e embasar novas metodologias em salas de aula, elevando o nível de leitura e escrita significativas.