Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOCENTE E O NOVO ENSINO MÉDIO PARA ALÉM DAS NOMENCLATURAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89714
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3042
    "inscrito_id" => 9798
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE E O NOVO ENSINO MÉDIO PARA ALÉM DAS NOMENCLATURAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o intuito de apresentar o recorte de uma pesquisa quanti-qualitativa, realizada entre 2021-2022, que contou com a resposta de aproximadamente setecentas pessoas da comunidade escolar, em que se reflete, entre outros aspectos, sobre a percepção dos professores e demais profissionais da educação acerca da realidade atual do Ensino Médio e da reforma educacional proposta em 2017. O que chama a atenção às respostas apresentadas é o sentimento generalizado de insegurança dos professores em relação à apropriação deste novo cenário. Os dados colhidos na pesquisa indicam que a escola atual, com seu formato tradicional, não dialoga com os estudantes. Porém, o Novo Ensino Médio, em vias de implementação (com o primeiro ano obrigatório em 2022), ainda é percebido como um grande desafio, pois incide diretamente no cerne da educação e no dia a dia da escola, não contemplando, segundo os dados dessa pesquisa, treinamentos e formações efetivas para que o docente adeque suas práticas e perspectivas frente a essa nova realidade. Potencializando esse cenário, a maioria massiva dos professores acredita que as escolas, em seus aspectos estruturais, de coordenação, suporte e afins, não estão preparadas para o Novo Ensino Médio. Segundo o MEC, a reforma objetiva desenvolver o protagonismo juvenil e a autonomia nos estudantes, permitindo que vivenciem um Ensino Médio mais significativo para suas realidades, de forma a dialogar com a vida profissional e seu papel de cidadão no mundo em que vivem. Essa proposta afeta diretamente a rotina e a organização de todas as escolas secundaristas e dos pouco mais de meio milhão de professores de Ensino Médio do país. Por fim, concluímos a importância de oferecer uma formação agregadora aos docentes, de forma a muni-los com ferramentas e segurança no desenvolvimento de um Novo Ensino Médio para além de nomenclaturas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9798_TB3042_30112022153217.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA WALTER TAVARES DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissawtavares@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89714
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3042
    "inscrito_id" => 9798
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE E O NOVO ENSINO MÉDIO PARA ALÉM DAS NOMENCLATURAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o intuito de apresentar o recorte de uma pesquisa quanti-qualitativa, realizada entre 2021-2022, que contou com a resposta de aproximadamente setecentas pessoas da comunidade escolar, em que se reflete, entre outros aspectos, sobre a percepção dos professores e demais profissionais da educação acerca da realidade atual do Ensino Médio e da reforma educacional proposta em 2017. O que chama a atenção às respostas apresentadas é o sentimento generalizado de insegurança dos professores em relação à apropriação deste novo cenário. Os dados colhidos na pesquisa indicam que a escola atual, com seu formato tradicional, não dialoga com os estudantes. Porém, o Novo Ensino Médio, em vias de implementação (com o primeiro ano obrigatório em 2022), ainda é percebido como um grande desafio, pois incide diretamente no cerne da educação e no dia a dia da escola, não contemplando, segundo os dados dessa pesquisa, treinamentos e formações efetivas para que o docente adeque suas práticas e perspectivas frente a essa nova realidade. Potencializando esse cenário, a maioria massiva dos professores acredita que as escolas, em seus aspectos estruturais, de coordenação, suporte e afins, não estão preparadas para o Novo Ensino Médio. Segundo o MEC, a reforma objetiva desenvolver o protagonismo juvenil e a autonomia nos estudantes, permitindo que vivenciem um Ensino Médio mais significativo para suas realidades, de forma a dialogar com a vida profissional e seu papel de cidadão no mundo em que vivem. Essa proposta afeta diretamente a rotina e a organização de todas as escolas secundaristas e dos pouco mais de meio milhão de professores de Ensino Médio do país. Por fim, concluímos a importância de oferecer uma formação agregadora aos docentes, de forma a muni-los com ferramentas e segurança no desenvolvimento de um Novo Ensino Médio para além de nomenclaturas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9798_TB3042_30112022153217.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA WALTER TAVARES DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissawtavares@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de apresentar o recorte de uma pesquisa quanti-qualitativa, realizada entre 2021-2022, que contou com a resposta de aproximadamente setecentas pessoas da comunidade escolar, em que se reflete, entre outros aspectos, sobre a percepção dos professores e demais profissionais da educação acerca da realidade atual do Ensino Médio e da reforma educacional proposta em 2017. O que chama a atenção às respostas apresentadas é o sentimento generalizado de insegurança dos professores em relação à apropriação deste novo cenário. Os dados colhidos na pesquisa indicam que a escola atual, com seu formato tradicional, não dialoga com os estudantes. Porém, o Novo Ensino Médio, em vias de implementação (com o primeiro ano obrigatório em 2022), ainda é percebido como um grande desafio, pois incide diretamente no cerne da educação e no dia a dia da escola, não contemplando, segundo os dados dessa pesquisa, treinamentos e formações efetivas para que o docente adeque suas práticas e perspectivas frente a essa nova realidade. Potencializando esse cenário, a maioria massiva dos professores acredita que as escolas, em seus aspectos estruturais, de coordenação, suporte e afins, não estão preparadas para o Novo Ensino Médio. Segundo o MEC, a reforma objetiva desenvolver o protagonismo juvenil e a autonomia nos estudantes, permitindo que vivenciem um Ensino Médio mais significativo para suas realidades, de forma a dialogar com a vida profissional e seu papel de cidadão no mundo em que vivem. Essa proposta afeta diretamente a rotina e a organização de todas as escolas secundaristas e dos pouco mais de meio milhão de professores de Ensino Médio do país. Por fim, concluímos a importância de oferecer uma formação agregadora aos docentes, de forma a muni-los com ferramentas e segurança no desenvolvimento de um Novo Ensino Médio para além de nomenclaturas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.