TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) COMO EIXOS NORTEADORES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90923 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4759 "inscrito_id" => 18035 "titulo" => "TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) COMO EIXOS NORTEADORES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A Educação Ambiental e a Educação em Saúde têm sido colocadas em disciplinas isoladas e, por isso, se produzem ações onde há poucas oportunidades de intercessão entre os conteúdos destes campos. Entretanto, sabe-se que os seus objetos de estudos transitam não apenas dentro dos seus escopos teóricos como também em outras disciplinas. Deste modo, é pertinente revisitar o conceito de temas transversais, apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), com a orientação de inclusão no currículo de temas sociais de modo a levar a contextualização dos conteúdos trabalhados nas salas de aulas. Com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), emergiram os temas contemporâneos transversais (TCTs), com a proposta de valorização não apenas da realidade como da contemporaneidade. Na BNCC são apresentadas seis macro áreas com quinze temas, possibilitando ao docente práticas de ensino preparatórias para a cidadania, para o mercado de trabalho, de formação integral social e cultural. O objetivo da pesquisa, foi realizar um ensaio crítico reflexivo, para cumprir o objetivo de analisar as potencialidades dos temas contemporâneos transversais, presentes na BNCC, na educação em saúde e ambiental. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, com a inclusão de textos da educação ambiental crítica (Carlos Frederico B. Loureiro, Enrique Leff e Marília F. de C. Tozoni-Reis.) e da educação em saúde orientada na promoção da saúde. Em adição, foram analisados os textos dos PNCs e BNCC para a compreensão dos TCTs. Como resultado, emergiram dois subtópicos: no primeiro, apresentação dos campos teóricos da educação ambiental e em saúde e as suas necessárias convergências teóricas e práticas, e no segundo, os desafios e potencialidades da prática docente por meio dos TCTs. O intuito não é apresentar modelos fechados, mas estimular a ação reflexiva e adaptada para uma práxis docente antenada às questões contemporâneas e fomentar a transdisciplinaridade" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID18035_TB4759_01102022130401.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA TEMOTEO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "TELMA Temoteo" "autor_email" => "temoteo.telma@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90923 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4759 "inscrito_id" => 18035 "titulo" => "TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) COMO EIXOS NORTEADORES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A Educação Ambiental e a Educação em Saúde têm sido colocadas em disciplinas isoladas e, por isso, se produzem ações onde há poucas oportunidades de intercessão entre os conteúdos destes campos. Entretanto, sabe-se que os seus objetos de estudos transitam não apenas dentro dos seus escopos teóricos como também em outras disciplinas. Deste modo, é pertinente revisitar o conceito de temas transversais, apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), com a orientação de inclusão no currículo de temas sociais de modo a levar a contextualização dos conteúdos trabalhados nas salas de aulas. Com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), emergiram os temas contemporâneos transversais (TCTs), com a proposta de valorização não apenas da realidade como da contemporaneidade. Na BNCC são apresentadas seis macro áreas com quinze temas, possibilitando ao docente práticas de ensino preparatórias para a cidadania, para o mercado de trabalho, de formação integral social e cultural. O objetivo da pesquisa, foi realizar um ensaio crítico reflexivo, para cumprir o objetivo de analisar as potencialidades dos temas contemporâneos transversais, presentes na BNCC, na educação em saúde e ambiental. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, com a inclusão de textos da educação ambiental crítica (Carlos Frederico B. Loureiro, Enrique Leff e Marília F. de C. Tozoni-Reis.) e da educação em saúde orientada na promoção da saúde. Em adição, foram analisados os textos dos PNCs e BNCC para a compreensão dos TCTs. Como resultado, emergiram dois subtópicos: no primeiro, apresentação dos campos teóricos da educação ambiental e em saúde e as suas necessárias convergências teóricas e práticas, e no segundo, os desafios e potencialidades da prática docente por meio dos TCTs. O intuito não é apresentar modelos fechados, mas estimular a ação reflexiva e adaptada para uma práxis docente antenada às questões contemporâneas e fomentar a transdisciplinaridade" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID18035_TB4759_01102022130401.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA TEMOTEO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "TELMA Temoteo" "autor_email" => "temoteo.telma@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }