Este trabalho representa o recorte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo principal, busca compreender em que termos o portfólio reflexivo se configura como dispositivo de formação e constituição identitária, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Os portfólios em estudo foram elaborados por licenciandos, enquanto cursavam as disciplinas de Portfólio de Ensino de Ciências e Biologia (PECB I a V), que juntas somam 90 horas e acontecem em cinco, dos nove semestres do curso. Estas disciplinas foram incluídas no currículo do curso em 2011, como uma estratégia para aproximar a dimensão teórica da prática, de modo que esta permeasse todas as disciplinas ao longo do percurso de formação dos futuros docentes, por meio dos relatos autobiográficos. Compoem o corpus desta pesquisa, os portfólios de egressos do curso no período de 2014 a 2018, que exerçam ou, já tenham exercido a docência por pelo menos um semestre. A pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque no método (auto)biográfico, tem o aporte da hermenêutica interpretativa para análise, seguindo a orientação do arco hermenêutico (explicar e compreender), que conduz à interpretação do sentido do texto. A estratégia tem se revelado revolucionária, uma vez que, por meio do portfólio, o professor em formação, seleciona os trabalhos que demonstram ser mais significativos em sua trajetória de aprendizagem, analisa as atividades ou trabalhos/produtos desenvolvido nas disciplinas de formação específicas, considerando a sua aplicação na Educação Básica, os processos de elaboração, bem como os conhecimentos que foram articulados para desenvolvê-las. Por outro lado, considerando a importância da reflexão nos processos de formação, mediada pela escrita de si, compreendemos, que dar voz aos sujeitos em formação, tem promovido um exercício de autonomia, permitindo-lhes (re)construir o vivido por meio de palavras e imagens.