Pautando-se na necessidade de difundir o conhecimento relevante para os jovens e adultos a fim de atender às demandas profissionais e sociais desta atual e vindoura realidade, com o intuito de facilitar a assimilação do conhecimento dos alunos. Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica vivenciada em três momentos de abordagem: contextualização, aplicação e validação. Com isso, o objetivo do trabalho é refletir para aprimorar a maneira como os adultos aprendem, fazendo da sala de aula uma oportunidade para que cada aluno desenvolva suas potencialidades, independentemente de seu estilo de aprendizagem e de suas características próprias. A metodologia adotada neste trabalho se dá por meio de uma apresentação de propositura constada dentro de uma proposta de plano de intervenção associado à formação técnica na área de sistemas de energias renováveis, setor do mercado de energia em ascensão internacional, com foco na tecnologia de sistema fotovoltaicos desconectado da rede (OFF-GRID). Como resultado do plano de intervenção, espera-se que as reflexões referentes aos tipos de avaliação propostos, de acordo com o objetivo do Curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, na modalidade Subsequente, do Instituto Federal da Paraíba – Campus Santa Luzia, consigam evidenciar, de forma holista, se os alunos, de fato, assimilaram o conteúdo da disciplina; consequentemente, apontando para melhorias na formação dos alunos egressos.