AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90220 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3660 "inscrito_id" => 13557 "titulo" => "AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "A ambientalização curricular é a inserção da temática ambiental nos currículos escolares. É um processo contínuo de produção cultural voltado para a formação de sujeitos implicados em melhores relações entre a sociedade e a natureza utilizando os valores da solidariedade, justiça e equidade e ampliando os princípios éticos e o respeito às diversidades. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva-se analisar como a temática ambiental vem se inserindo nos livros didáticos de ciências utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, correspondente ao quadriênio 2019-2022 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, em particular trazendo esta análise para os livros adotados pela rede municipal de ensino de Conceição – PB. Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, com a intenção de relacionar os estudos sobre ambientalização curricular e o livro didático de ciências como material instrutivo educacional fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à educação ambiental. Pode-se considerar que a aliança de práticas pedagógicas de uma disciplina específica (Ciências) para com a educação ambiental tem relação direta com a necessidade pedagógica de tratar sobre a crise ambiental a qual presenciamos atualmente. Na busca desse enfrentamento, unir práticas em educação ambiental à um componente curricular, ou a um grupo de disciplinas da mesma área, é procurar estreitar os elos entre os campos teórico-conceituais relacionados ao meio ambiente com as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13557_TB3660_09102022105945.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ" "autor_email" => "mariajosesoaresxx@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90220 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3660 "inscrito_id" => 13557 "titulo" => "AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "A ambientalização curricular é a inserção da temática ambiental nos currículos escolares. É um processo contínuo de produção cultural voltado para a formação de sujeitos implicados em melhores relações entre a sociedade e a natureza utilizando os valores da solidariedade, justiça e equidade e ampliando os princípios éticos e o respeito às diversidades. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva-se analisar como a temática ambiental vem se inserindo nos livros didáticos de ciências utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, correspondente ao quadriênio 2019-2022 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, em particular trazendo esta análise para os livros adotados pela rede municipal de ensino de Conceição – PB. Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, com a intenção de relacionar os estudos sobre ambientalização curricular e o livro didático de ciências como material instrutivo educacional fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à educação ambiental. Pode-se considerar que a aliança de práticas pedagógicas de uma disciplina específica (Ciências) para com a educação ambiental tem relação direta com a necessidade pedagógica de tratar sobre a crise ambiental a qual presenciamos atualmente. Na busca desse enfrentamento, unir práticas em educação ambiental à um componente curricular, ou a um grupo de disciplinas da mesma área, é procurar estreitar os elos entre os campos teórico-conceituais relacionados ao meio ambiente com as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13557_TB3660_09102022105945.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ" "autor_email" => "mariajosesoaresxx@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }