O ambiente educacional exige que o professor enfrente desafios diários, como compreender as diversas formas de aprender dos estudantes e experimentar/aplicar/testar/adaptar diferentes metodologias de ensino, pois cada sujeito possui formas próprias de aprender e interagir. Logo, o docente precisa utilizar estratégias para se comunicar com a turma e engajar a diversidade de estudantes em processos de ensino-aprendizagem. No contexto do Ensino Superior, além dos desafios citados, identificamos uma questão em específico que demanda a atenção tanto de estudantes quanto de professores: o volume e a profundidade do estudo de referenciais teóricos, em disciplinas e na pesquisa. Nesse sentido, visando colaborar com estratégias para facilitar a leitura e a apropriação de bibliografias, produzimos um protótipo resignificado do jogo de tabuleiro “Trilha”, adaptando-o para “Faça a TRILHA e alcance a: QUALIFICAÇÃO”, em que as equipes interagem por meio de perguntas e respostas com base em textos bibliográficos. A equipe vencedora é a que acerta mais questões e realiza o maior número de TRILHAS. Este artefato foi desenvolvido como atividade integrada final das disciplinas “Criatividade” e “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem” do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará. Como base teórica para elaboração deste artefato, trabalhamos com os conceitos de Gamificação (KAAP, 2012), Metodologias Ativas (MORAN, 2018) e Aprendizagem Significativa (MOREIRA,2011), que destacam o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes para apropriação de conceitos estudados. O jogo adaptado possibilita analogias dos conceitos com o cotidiano e os ambientes de trabalho dos estudantes para que respondam as perguntas. Após a produção do artefato e testes, produzimos este relato de experiência a fim de colaborar com jogos educacionais e gamificações no contexto das Instituições de Ensino Superior.