RESSIGNIFICANDO O JOGO DE “TRILHA” PARA USAR COMO ESTRATÉGIA DE ESTUDO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89192 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2405 "inscrito_id" => 12452 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO O JOGO DE “TRILHA” PARA USAR COMO ESTRATÉGIA DE ESTUDO" "resumo" => "O ambiente educacional exige que o professor enfrente desafios diários, como compreender as diversas formas de aprender dos estudantes e experimentar/aplicar/testar/adaptar diferentes metodologias de ensino, pois cada sujeito possui formas próprias de aprender e interagir. Logo, o docente precisa utilizar estratégias para se comunicar com a turma e engajar a diversidade de estudantes em processos de ensino-aprendizagem. No contexto do Ensino Superior, além dos desafios citados, identificamos uma questão em específico que demanda a atenção tanto de estudantes quanto de professores: o volume e a profundidade do estudo de referenciais teóricos, em disciplinas e na pesquisa. Nesse sentido, visando colaborar com estratégias para facilitar a leitura e a apropriação de bibliografias, produzimos um protótipo resignificado do jogo de tabuleiro “Trilha”, adaptando-o para “Faça a TRILHA e alcance a: QUALIFICAÇÃO”, em que as equipes interagem por meio de perguntas e respostas com base em textos bibliográficos. A equipe vencedora é a que acerta mais questões e realiza o maior número de TRILHAS. Este artefato foi desenvolvido como atividade integrada final das disciplinas “Criatividade” e “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem” do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará. Como base teórica para elaboração deste artefato, trabalhamos com os conceitos de Gamificação (KAAP, 2012), Metodologias Ativas (MORAN, 2018) e Aprendizagem Significativa (MOREIRA,2011), que destacam o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes para apropriação de conceitos estudados. O jogo adaptado possibilita analogias dos conceitos com o cotidiano e os ambientes de trabalho dos estudantes para que respondam as perguntas. Após a produção do artefato e testes, produzimos este relato de experiência a fim de colaborar com jogos educacionais e gamificações no contexto das Instituições de Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12452_TB2405_27112022213831.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DO NASCIMENTO BRITO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE BRITO" "autor_email" => "jaquelinebrito18@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89192 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2405 "inscrito_id" => 12452 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO O JOGO DE “TRILHA” PARA USAR COMO ESTRATÉGIA DE ESTUDO" "resumo" => "O ambiente educacional exige que o professor enfrente desafios diários, como compreender as diversas formas de aprender dos estudantes e experimentar/aplicar/testar/adaptar diferentes metodologias de ensino, pois cada sujeito possui formas próprias de aprender e interagir. Logo, o docente precisa utilizar estratégias para se comunicar com a turma e engajar a diversidade de estudantes em processos de ensino-aprendizagem. No contexto do Ensino Superior, além dos desafios citados, identificamos uma questão em específico que demanda a atenção tanto de estudantes quanto de professores: o volume e a profundidade do estudo de referenciais teóricos, em disciplinas e na pesquisa. Nesse sentido, visando colaborar com estratégias para facilitar a leitura e a apropriação de bibliografias, produzimos um protótipo resignificado do jogo de tabuleiro “Trilha”, adaptando-o para “Faça a TRILHA e alcance a: QUALIFICAÇÃO”, em que as equipes interagem por meio de perguntas e respostas com base em textos bibliográficos. A equipe vencedora é a que acerta mais questões e realiza o maior número de TRILHAS. Este artefato foi desenvolvido como atividade integrada final das disciplinas “Criatividade” e “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem” do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará. Como base teórica para elaboração deste artefato, trabalhamos com os conceitos de Gamificação (KAAP, 2012), Metodologias Ativas (MORAN, 2018) e Aprendizagem Significativa (MOREIRA,2011), que destacam o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes para apropriação de conceitos estudados. O jogo adaptado possibilita analogias dos conceitos com o cotidiano e os ambientes de trabalho dos estudantes para que respondam as perguntas. Após a produção do artefato e testes, produzimos este relato de experiência a fim de colaborar com jogos educacionais e gamificações no contexto das Instituições de Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12452_TB2405_27112022213831.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DO NASCIMENTO BRITO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE BRITO" "autor_email" => "jaquelinebrito18@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }