Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGRAFIA ESCOLAR: A CIDADE COMO CONTEÚDO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88903
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2023
    "inscrito_id" => 8072
    "titulo" => "GEOGRAFIA ESCOLAR: A CIDADE COMO CONTEÚDO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Objetivou-se com este trabalho de pesquisa fazer um levantamento literário sistemático a respeito dos conteúdos da geografia, com ênfase na cidade como conteúdo escolar. Para elaboração desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados do Scielo, periódicos da capes, PubMed, google acadêmico, dentre outros. Os descritores utilizados foram: geografia e espaço urbano, educação e espaço urbano, cidades e conteúdos escolares, etc. Foram selecionados os artigos, dissertações e teses publicadas no período de 2010 a 2020. De acordo com o levantamento conclui-se que o ensino de geografia centrado nas cidades apresenta diversas limitações, entre elas a deficiência de material didático como mapas e aulas práticas expositivas. Quanto aos estudantes, estes constroem e mantêm em contínua construção as suas perspectivas de sociedade e de práticas sociais, porém, foi possível observar que os estudantes sofrem influência dos conteúdos, falas e debates proferidos pelos professores em sala de aula. A cidade apresenta-se como espaço educativo, visto que o cotidiano de todo indivíduo é vivenciado nos espaços urbanos com diversas transformações e interpretações durante a construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8072_TB2023_23072022160030.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEIDE CASTRO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "SUELEIDE"
    "autor_email" => "sueleidecastro16@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE ATENAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88903
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2023
    "inscrito_id" => 8072
    "titulo" => "GEOGRAFIA ESCOLAR: A CIDADE COMO CONTEÚDO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Objetivou-se com este trabalho de pesquisa fazer um levantamento literário sistemático a respeito dos conteúdos da geografia, com ênfase na cidade como conteúdo escolar. Para elaboração desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados do Scielo, periódicos da capes, PubMed, google acadêmico, dentre outros. Os descritores utilizados foram: geografia e espaço urbano, educação e espaço urbano, cidades e conteúdos escolares, etc. Foram selecionados os artigos, dissertações e teses publicadas no período de 2010 a 2020. De acordo com o levantamento conclui-se que o ensino de geografia centrado nas cidades apresenta diversas limitações, entre elas a deficiência de material didático como mapas e aulas práticas expositivas. Quanto aos estudantes, estes constroem e mantêm em contínua construção as suas perspectivas de sociedade e de práticas sociais, porém, foi possível observar que os estudantes sofrem influência dos conteúdos, falas e debates proferidos pelos professores em sala de aula. A cidade apresenta-se como espaço educativo, visto que o cotidiano de todo indivíduo é vivenciado nos espaços urbanos com diversas transformações e interpretações durante a construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8072_TB2023_23072022160030.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEIDE CASTRO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "SUELEIDE"
    "autor_email" => "sueleidecastro16@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE ATENAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Objetivou-se com este trabalho de pesquisa fazer um levantamento literário sistemático a respeito dos conteúdos da geografia, com ênfase na cidade como conteúdo escolar. Para elaboração desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados do Scielo, periódicos da capes, PubMed, google acadêmico, dentre outros. Os descritores utilizados foram: geografia e espaço urbano, educação e espaço urbano, cidades e conteúdos escolares, etc. Foram selecionados os artigos, dissertações e teses publicadas no período de 2010 a 2020. De acordo com o levantamento conclui-se que o ensino de geografia centrado nas cidades apresenta diversas limitações, entre elas a deficiência de material didático como mapas e aulas práticas expositivas. Quanto aos estudantes, estes constroem e mantêm em contínua construção as suas perspectivas de sociedade e de práticas sociais, porém, foi possível observar que os estudantes sofrem influência dos conteúdos, falas e debates proferidos pelos professores em sala de aula. A cidade apresenta-se como espaço educativo, visto que o cotidiano de todo indivíduo é vivenciado nos espaços urbanos com diversas transformações e interpretações durante a construção do seu conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.