GUIA MORFOLÓGICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89665 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2985 "inscrito_id" => 14310 "titulo" => "GUIA MORFOLÓGICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Considera-se que o Ensino de Botânica, que faz parte dos conteúdos relacionados às Ciências da Natureza, ainda é pouco explorado no Ensino de Ciências e Biologia. Argumenta-se que esta ausência possua relação direta com a carência de recursos didáticos e materiais pedagógicos que subsidiem às práticas educativas para esta área do ensino. Assim, esta pesquisa, de natureza qualitativa, insere-se no campo do Ensino das Ciências a partir do recorte temático do Ensino da Botânica para os anos finais do Ensino Fundamental e problematiza a ausência da abordagem desses conteúdos nesta etapa da Educação Básica. O objetivo geral é compreender os contornos da inviabilidade desta temática, bem como propor a elaboração de um Guia Morfológico de identificação das estruturas vegetais como ferramenta pedagógica para auxiliar os professores de Ciências no ensino de morfologia vegetal. O caminho teórico-metodológico possui contornos nos procedimentos bibliográficos, bem como na instrumentalização dos conceitos de diversidade vegetal e florística presentes nos livros didáticos através da elaboração do guia. Preliminarmente pode-se inferir que o Guia Morfológico, enquanto ferramenta didática, fornece ao docente e consequentemente aos discentes, os modelos de formatos de folhas, caules e flores, sendo possível comparar as imagens presentes no guia com as estruturas presentes na vegetação do pátio escolar e classificá-las, possibilitando a identificação de cada estrutura da planta. O guia, além de incentivar o estudo da Botânica, estimula o conhecimento sobre a diversidade vegetal e a preservação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14310_TB2985_03102022233733.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA THAIS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Mayara Thais" "autor_email" => "mayarathais.bio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89665 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2985 "inscrito_id" => 14310 "titulo" => "GUIA MORFOLÓGICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Considera-se que o Ensino de Botânica, que faz parte dos conteúdos relacionados às Ciências da Natureza, ainda é pouco explorado no Ensino de Ciências e Biologia. Argumenta-se que esta ausência possua relação direta com a carência de recursos didáticos e materiais pedagógicos que subsidiem às práticas educativas para esta área do ensino. Assim, esta pesquisa, de natureza qualitativa, insere-se no campo do Ensino das Ciências a partir do recorte temático do Ensino da Botânica para os anos finais do Ensino Fundamental e problematiza a ausência da abordagem desses conteúdos nesta etapa da Educação Básica. O objetivo geral é compreender os contornos da inviabilidade desta temática, bem como propor a elaboração de um Guia Morfológico de identificação das estruturas vegetais como ferramenta pedagógica para auxiliar os professores de Ciências no ensino de morfologia vegetal. O caminho teórico-metodológico possui contornos nos procedimentos bibliográficos, bem como na instrumentalização dos conceitos de diversidade vegetal e florística presentes nos livros didáticos através da elaboração do guia. Preliminarmente pode-se inferir que o Guia Morfológico, enquanto ferramenta didática, fornece ao docente e consequentemente aos discentes, os modelos de formatos de folhas, caules e flores, sendo possível comparar as imagens presentes no guia com as estruturas presentes na vegetação do pátio escolar e classificá-las, possibilitando a identificação de cada estrutura da planta. O guia, além de incentivar o estudo da Botânica, estimula o conhecimento sobre a diversidade vegetal e a preservação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14310_TB2985_03102022233733.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA THAIS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Mayara Thais" "autor_email" => "mayarathais.bio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }