Considera-se que o Ensino de Botânica, que faz parte dos conteúdos relacionados às Ciências da Natureza, ainda é pouco explorado no Ensino de Ciências e Biologia. Argumenta-se que esta ausência possua relação direta com a carência de recursos didáticos e materiais pedagógicos que subsidiem às práticas educativas para esta área do ensino. Assim, esta pesquisa, de natureza qualitativa, insere-se no campo do Ensino das Ciências a partir do recorte temático do Ensino da Botânica para os anos finais do Ensino Fundamental e problematiza a ausência da abordagem desses conteúdos nesta etapa da Educação Básica. O objetivo geral é compreender os contornos da inviabilidade desta temática, bem como propor a elaboração de um Guia Morfológico de identificação das estruturas vegetais como ferramenta pedagógica para auxiliar os professores de Ciências no ensino de morfologia vegetal. O caminho teórico-metodológico possui contornos nos procedimentos bibliográficos, bem como na instrumentalização dos conceitos de diversidade vegetal e florística presentes nos livros didáticos através da elaboração do guia. Preliminarmente pode-se inferir que o Guia Morfológico, enquanto ferramenta didática, fornece ao docente e consequentemente aos discentes, os modelos de formatos de folhas, caules e flores, sendo possível comparar as imagens presentes no guia com as estruturas presentes na vegetação do pátio escolar e classificá-las, possibilitando a identificação de cada estrutura da planta. O guia, além de incentivar o estudo da Botânica, estimula o conhecimento sobre a diversidade vegetal e a preservação ambiental.