Este trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência exitosa do Município de Teotônio Vilela-AL na organização da prática pedagógica de Educação Infantil, por meio de metodologia que valoriza as vivências e experiências das crianças nas atividades de cotidiano, dilapidando a prática que por algum tempo fez parte da ação docente em todo o país, que é a distração passiva para as crianças da educação infantil. Sabemos que o trabalho com a criança precisa promover seu desenvolvimento integral e se efetivar para além das salas de referência. Com esse propósito, a Rede Municipal de Teotônio Vilela instituiu um trabalho que se estrutura pela combinação entre o educar e o brincar, efetivando o cotidiano da educação infantil por meio das interações e brincadeiras, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais (2009), porém, trazendo um elemento novo que é o encontro com a natureza para todas a crianças, nos diversos territórios de aprendizagem. Esse trabalho, tem se inspirado, entre outras produções, na obra Desemparedamento da Infância, BARROS (2018), que nos convida a grandes reflexões sobre as vantagens de inserir a criança na vivência com o ambiente natural. Desse modo, as experiências são planejadas, tendo a criança como o foco do processo e possibilitando a elas vivências que estimulam sua criatividade e autonomia. Essa prática se efetiva por meio dos 263 professores da rede municipal que atendem a 3.094 crianças distribuídas em 24 instituições. Assim, pensar no desemperadamento da infância, é pensar nos diversos ambientes de aprendizagem, sejam na instituição ou no seu entorno, compreendendo a sala de referência como mais um desses ambientes e não o único.