O Pibid – Programa Institucional de Bolsas à Docência é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa inserir o graduando em licenciatura nas escolas com o intuito de propiciar experiência, e esta ação têm sido suporte como formação continuada para os licenciados. A formação contínua instrui os profissionais às novas metodologias aplicadas em sua e configura um melhor desenvolvimento, neste sentido perguntou-se aos professores por que aceitou participar do Pibid e se o Programa faz diferença em sua carreira. O trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa no município de Humaitá-AM, onde a pergunta foi enviada pelo aplicativo de mensagem WhatsApp para 10 professores. A pesquisa é amparada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Para a discussão dos dados houve a apoio da Análise Textual Discursiva discutido por Moraes e Galliazzi (2016). Os dados obtidos relataram que muitos professores participaram pela experiência e dinâmica que o Pibid proporciona, além disso a participação dos licenciandos favorece o desenvolvimento dentro da sala de aula e torna o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, outro motivo é impulsiona os professores a fazer parte do Programa é o intuito de contribuir com o curso de licenciatura. Portanto, conclui-se que a participação do professor da rede pública no Pibid favorece a comunidade escolar e o curso de licenciatura Ciências: Biologia e Química.