No processo de ensino e aprendizagem de Ciências a atuação e mediação do professor é crucial para a construção do conhecimento de seus estudantes, pois, a partir de suas ações e de como ele interage com eles, irá auxiliá-los no acesso aos conceitos científicos. Desse modo, a atuação do professor em sala de aula é um caminho na construção de significados em sala de aula. Dito isto, este trabalho teve por objetivo analisar interações discursivas em uma aula de Ciências do Ensino Fundamental dos anos finais de uma escola pública da cidade de São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, quando ensinado o conceito de substância. Este, por sua vez, é considerado um conceito central para o ensino de Ciências, sobretudo para o ensino de Química, permitindo, assim, a compreensão de outros termos como mistura, calor, energia, dentre outros. Para a análise utilizamos a Ferramenta Analítica que descreve cinco aspectos de análise: a intenção do professor, o conteúdo, o tipo de abordagem comunicativa, os padrões de interação e as intervenções do professor. Verificamos esses aspectos mediante a filmagem de uma aula de Ciências utilizando equipamentos audiovisuais, câmera digital e celular. A partir dos resultados, verificamos que o professor guia os alunos no processo de interpretação sobre as propriedades das substâncias, expõe o conteúdo por meio de uma explicação teórica, a abordagem comunicativa é interativo de autoridade, o padrão de interação é I-R-A ( Iniciação do professor, Resposta do aluno, Avaliação do Professor) e como intervenção ele apresenta ideias sobre os constituintes, seleciona conceitos principais, introduz novo termo, sendo assim, pudemos constatar a presença dos cincos aspectos descritos anteriormente na atuação do professor. Pelo exposto, reputamos que a ferramenta analítica é importante para compreensão de como a atuação do professor em sala de aula auxilia na construção de significados de seus estudantes.