A articulação da teoria com a prática durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado tem potencializado as atividades formativas e contribuído com o fortalecimento da formação inicial docente em relação direta com as escolas de ensino básico. Nesse sentido a utilização de metodologias ativas durante esse processo se torna relevante quanto a proposição e ressignificação das práticas docentes e com isso impulsionar a melhoria da qualidade do ensino. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri- URCA durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado face a utilização das metodologias ativas durante a regência no Ensino de Biologia. A pesquisa apresenta-se como sendo do tipo exploratória, de natureza qualitativa e fundamentada na pesquisa narrativa. Participaram da pesquisa, cinco estudantes que se disponibilizaram a participar voluntariamente. Os estudantes apresentaram em suas narrativas que a utilização das metodologias ativas durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado contribuiu para a aprendizagem dos alunos uma vez que, por meio destas, foi possível estabelecer um processo de interação e contextualização mais ampliado durante a apresentação dos conteúdos. Ressalto que as práticas realizadas no decorrer da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e da utilização das metodologias ativas durante a regência no Ensino de Biologia proporcionou um autoconhecimento e permitiu que os acadêmicos em sua formação desenvolvessem uma postura reflexiva quanto ao ensino e os métodos que estiveram presentes no decorrer desse processo formativo, beneficiando assim os alunos da escola básica que exerceram um papel de investigador e pesquisador ao longo das aulas, e alavancando as experiências adquiridas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri- URCA. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas ressignifica a prática docente, transforma a ação de ensinar, e se apresenta como uma ferramenta importante para a aquisição de novos conhecimentos.