Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXPERIENCIAS DE ESTUDANTES QUANTO AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90135 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3549 "inscrito_id" => 13741 "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXPERIENCIAS DE ESTUDANTES QUANTO AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "A articulação da teoria com a prática durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado tem potencializado as atividades formativas e contribuído com o fortalecimento da formação inicial docente em relação direta com as escolas de ensino básico. Nesse sentido a utilização de metodologias ativas durante esse processo se torna relevante quanto a proposição e ressignificação das práticas docentes e com isso impulsionar a melhoria da qualidade do ensino. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri- URCA durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado face a utilização das metodologias ativas durante a regência no Ensino de Biologia. A pesquisa apresenta-se como sendo do tipo exploratória, de natureza qualitativa e fundamentada na pesquisa narrativa. Participaram da pesquisa, cinco estudantes que se disponibilizaram a participar voluntariamente. Os estudantes apresentaram em suas narrativas que a utilização das metodologias ativas durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado contribuiu para a aprendizagem dos alunos uma vez que, por meio destas, foi possível estabelecer um processo de interação e contextualização mais ampliado durante a apresentação dos conteúdos. Ressalto que as práticas realizadas no decorrer da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e da utilização das metodologias ativas durante a regência no Ensino de Biologia proporcionou um autoconhecimento e permitiu que os acadêmicos em sua formação desenvolvessem uma postura reflexiva quanto ao ensino e os métodos que estiveram presentes no decorrer desse processo formativo, beneficiando assim os alunos da escola básica que exerceram um papel de investigador e pesquisador ao longo das aulas, e alavancando as experiências adquiridas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri- URCA. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas ressignifica a prática docente, transforma a ação de ensinar, e se apresenta como uma ferramenta importante para a aquisição de novos conhecimentos.A articulação da teoria com a prática durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado tem potencializado as atividades formativas e contribuído com o " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13741_TB3549_05122022203256.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaraejoao10@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90135 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3549 "inscrito_id" => 13741 "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXPERIENCIAS DE ESTUDANTES QUANTO AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "A articulação da teoria com a prática durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado tem potencializado as atividades formativas e contribuído com o fortalecimento da formação inicial docente em relação direta com as escolas de ensino básico. Nesse sentido a utilização de metodologias ativas durante esse processo se torna relevante quanto a proposição e ressignificação das práticas docentes e com isso impulsionar a melhoria da qualidade do ensino. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri- URCA durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado face a utilização das metodologias ativas durante a regência no Ensino de Biologia. A pesquisa apresenta-se como sendo do tipo exploratória, de natureza qualitativa e fundamentada na pesquisa narrativa. Participaram da pesquisa, cinco estudantes que se disponibilizaram a participar voluntariamente. Os estudantes apresentaram em suas narrativas que a utilização das metodologias ativas durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado contribuiu para a aprendizagem dos alunos uma vez que, por meio destas, foi possível estabelecer um processo de interação e contextualização mais ampliado durante a apresentação dos conteúdos. Ressalto que as práticas realizadas no decorrer da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e da utilização das metodologias ativas durante a regência no Ensino de Biologia proporcionou um autoconhecimento e permitiu que os acadêmicos em sua formação desenvolvessem uma postura reflexiva quanto ao ensino e os métodos que estiveram presentes no decorrer desse processo formativo, beneficiando assim os alunos da escola básica que exerceram um papel de investigador e pesquisador ao longo das aulas, e alavancando as experiências adquiridas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri- URCA. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas ressignifica a prática docente, transforma a ação de ensinar, e se apresenta como uma ferramenta importante para a aquisição de novos conhecimentos.A articulação da teoria com a prática durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado tem potencializado as atividades formativas e contribuído com o " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13741_TB3549_05122022203256.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaraejoao10@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A articulação da teoria com a prática durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado tem potencializado as atividades formativas e contribuído com o fortalecimento da formação inicial docente em relação direta com as escolas de ensino básico. Nesse sentido a utilização de metodologias ativas durante esse processo se torna relevante quanto a proposição e ressignificação das práticas docentes e com isso impulsionar a melhoria da qualidade do ensino. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri- URCA durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado face a utilização das metodologias ativas durante a regência no Ensino de Biologia. A pesquisa apresenta-se como sendo do tipo exploratória, de natureza qualitativa e fundamentada na pesquisa narrativa. Participaram da pesquisa, cinco estudantes que se disponibilizaram a participar voluntariamente. Os estudantes apresentaram em suas narrativas que a utilização das metodologias ativas durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado contribuiu para a aprendizagem dos alunos uma vez que, por meio destas, foi possível estabelecer um processo de interação e contextualização mais ampliado durante a apresentação dos conteúdos. Ressalto que as práticas realizadas no decorrer da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e da utilização das metodologias ativas durante a regência no Ensino de Biologia proporcionou um autoconhecimento e permitiu que os acadêmicos em sua formação desenvolvessem uma postura reflexiva quanto ao ensino e os métodos que estiveram presentes no decorrer desse processo formativo, beneficiando assim os alunos da escola básica que exerceram um papel de investigador e pesquisador ao longo das aulas, e alavancando as experiências adquiridas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri- URCA. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas ressignifica a prática docente, transforma a ação de ensinar, e se apresenta como uma ferramenta importante para a aquisição de novos conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.