A legislação Brasileira define os estudantes com AH/SD, como pessoas com o desenvolvimento acima da média em uma ou várias áreas do conhecimento. Sabe-se que as AH/SD não advém apenas da carga genética, mas de fatores ambientais, dentre eles o clima familiar. As Práticas Parentais são entendidas como estratégias de criação de filhos e os Estilos Parentais são compreendidos como o padrão das práticas parentais. Aqui buscamos conhecer o estado da arte científica sobre estilos parentais envolvendo alunos com AH/S. Como metodologia, utilizamos a revisão integrativa, que inclui a análise de pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisão. O protocolo incluiu a escolha de bases de dados para realizar a busca, recorremos a estudos em língua portuguesa e língua inglesa. Foi realizada a seleção de palavras-chave e critérios de inclusão e exclusão para os estudos encontrados durante o período temporal entre 2011 a 2022. Os resultados mostraram 24.479 arquivos sobre o tema na busca geral, que pós aplicarmos os critérios de exclusão, destacamos 13 estudos para leitura que atenderam a todos os critérios de inclusão. Verificamos que o estilo parental predominante é o autoritário; práticas parentais são menos exploradas que estilos parentais; que a produção científica nacional é escassa; e por fim, que o tema se mostra com grande potencial para ser explorado cientificamente.