Os fungos são seres vivos extraordinários tanto pela sua morfologia e fisiologia quanto pelas relações simbióticas que estabelecem com plantas e algas. Para compreendê-los da melhor maneira devemos recorrer a metodologias variadas combinando teoria e prática para apresentar os fungos aos alunos. Objetivou-se analisar a percepção dos alunos de duas escolas de ensino médio da cidade de Quixadá sobre o conteúdo de fungos aliado a uma metodologia múltipla visando a estimulação do conhecimento e aprendizado científico. A pesquisa foi realizada em uma turma da Escola de Ensino Médio Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota e em uma turma da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Coronel Virgílio Távora. Antes de iniciar a aula teórica, foi proposto aos alunos uma atividade artística que consistia na elaboração de desenhos ou esquemas da morfologia fúngica, também foi solicitado que escrevessem palavras relacionadas ao tema para sondar o conhecimento prévio dos estudantes. Essa prática foi solicitada novamente após a regência ser ministrada. A regência consistiu em aula expositiva com auxílio de recursos visuais e materiais de apoio, além de degustação de queijo gorgonzola e champignons. Analisando os desenhos percebeu-se que a maioria dos alunos associam esses organismos a duas formas, os “cogumelos”, que se refere aos basidiomas ou ascomas e os bolores (mofos) e poucos alunos não representaram fungos como unicelulares. As palavras mais citadas foram cogumelo, mofo, chulé e após a aula adicionaram palavras como, orelhas-de-pau. Consideramos que as análises dos desenhos demonstram que os alunos fixaram a morfologia fúngica e ampliaram o seu vocabulário relativo aos representantes desse grupo.