SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO CONTEXTO DO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO DE FONTES E TIPOS DE ENERGIA E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88738 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1554 "inscrito_id" => 12848 "titulo" => "SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO CONTEXTO DO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO DE FONTES E TIPOS DE ENERGIA E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS." "resumo" => "Atentos à situação de desinteresse dos alunos às aulas de ciências e os desafios da docência, em decorrência da pandemia da Covid-19, abordagens metodológicas e didáticas, podem ser realizadas em diferentes realidades, sendo o aluno o principal agente construtor do conhecimento, utilizando recursos acessíveis. Assim, o ensino por investigação é uma alternativa que busca apresentar a investigação científica, visando contribuir para o aumento do conhecimento, trabalhando valores e comportamentos diversos para a formação. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa sobre o conteúdo de fontes e tipos de energia e seus impactos socioambientais, desenvolvida em turmas de 8° Ano do Ensino Fundamental, a fim avaliar a influência da sequência investigativa nos valores, atitudes e comportamentos dos alunos. A sequência foi dividida em etapas: (1) engajamento da proposta, (2) engajamento na construção conceitual, (3) desenvolvimento no processo educativo e (4) avaliação crítica do processo realizado. Houve uma grande interação, participação, satisfação, empolgação e engajamento durante as etapas, e os alunos não mostraram dificuldades na realização das atividades. Assim, obtivemos resultados positivos durante as atividades onde o objetivo central da metodologia: interação, argumentação, questionar, refletir e pensar de forma crítica sobre o assunto foram atingidos. E além dos desafios encontrados, houve uma boa participação e aceitação dos alunos mesmo diante do cenário vivenciado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12848_TB1554_16072022014216.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYAN VIEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "RYAN" "autor_email" => "ryan.alves@academico.ifpb" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88738 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1554 "inscrito_id" => 12848 "titulo" => "SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO CONTEXTO DO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO DE FONTES E TIPOS DE ENERGIA E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS." "resumo" => "Atentos à situação de desinteresse dos alunos às aulas de ciências e os desafios da docência, em decorrência da pandemia da Covid-19, abordagens metodológicas e didáticas, podem ser realizadas em diferentes realidades, sendo o aluno o principal agente construtor do conhecimento, utilizando recursos acessíveis. Assim, o ensino por investigação é uma alternativa que busca apresentar a investigação científica, visando contribuir para o aumento do conhecimento, trabalhando valores e comportamentos diversos para a formação. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa sobre o conteúdo de fontes e tipos de energia e seus impactos socioambientais, desenvolvida em turmas de 8° Ano do Ensino Fundamental, a fim avaliar a influência da sequência investigativa nos valores, atitudes e comportamentos dos alunos. A sequência foi dividida em etapas: (1) engajamento da proposta, (2) engajamento na construção conceitual, (3) desenvolvimento no processo educativo e (4) avaliação crítica do processo realizado. Houve uma grande interação, participação, satisfação, empolgação e engajamento durante as etapas, e os alunos não mostraram dificuldades na realização das atividades. Assim, obtivemos resultados positivos durante as atividades onde o objetivo central da metodologia: interação, argumentação, questionar, refletir e pensar de forma crítica sobre o assunto foram atingidos. E além dos desafios encontrados, houve uma boa participação e aceitação dos alunos mesmo diante do cenário vivenciado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12848_TB1554_16072022014216.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYAN VIEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "RYAN" "autor_email" => "ryan.alves@academico.ifpb" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }