O presente trabalho visa discutir as potencialidades de um curso sobre a "Ficção Científica como Ferramenta para Formação de Professores de Física" visa atuar junto à formação inicial de professores de Física do IFPE Campus Pesqueira, através da discussão de obras consagradas da Ficção Científica, que serviram de subsídio para a construção de materiais didáticos inovadores de caráter interdisciplinar (com interseções entre as áreas de Linguagens e Ciências da Natureza), em que os conteúdos disciplinares foram tratados de forma transversal dentro do contexto das obras de Ficção científica. Os ministrastes do curso online foram dois docentes e dois graduandos da Licenciatura em Física que compõem a equipe do projeto de extensão cujo curso online é uma das ações propostas. O curso deteve duração vinte e cinco horas distribuídas em dois meses, em que foram compartilhados os materiais didáticos elaborados para um público de cerca de dez licenciandos em Física do IFPE do mesmo Campus . Uma vez capacitados, os participantes realizaram intervenções pedagógicas nas escolas públicas na região de Pesqueira/PE, desempenhando o importante papel de multiplicadores de boas práticas pedagógicas que devem impactaram cerca 120 alunos do Ensino Médio. O caráter inovador da proposta se dá apenas pela temática Ficção Científica, tão em voga com ascensão da cultura Geek, e pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que utilizaremos como mediadores do processo de Ensino/aprendizagem, tão necessários no atual cenário da Pandemia de Covid-19.