Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GEOGRAFIA EM CURSINHOS POPULARES: CONTRIBUIÇÕES PARA ALÉM DO CONTEÚDO NO PROJETO NOVO VESTIBULAR

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os cursinhos populares no Brasil surgiram da necessidade de democratizar o acesso de alunos em vulnerabilidade socioeconômica ao ensino superior em universidades públicas, tendo o objetivo de não apenas auxiliar os estudantes diante dos mecanismos de acesso a esses ambientes, mas também, prepará-los para a vida universitária, contribuindo para a formação humanística e social, corroborando para a constituição de cidadãos crítico-reflexivos conscientes da realidade na qual estão inseridos, capazes de agir de forma ativa para transformá-la. Dentro dessa perspectiva insere-se o Projeto Novo Vestibular (PNV), voltado a preparação pré-vestibular de Jovens e Adultos advindos de escolas públicas e da classe trabalhadora, baseado na visão de uma Educação Libertadora e democrática. Diante disso, a Geografia como ciência que busca compreender a organização do espaço nas suas variadas interações socioambientais e antrópicas, contribui para a compreensão dos estudantes sobre a realidade vivida, assim, surge nos cursinhos preparatórios como uma disciplina fundamental na construção de debates e reflexões sobre diversos temas. O presente trabalho visa a socialização de práticas de ensino de Geografia nas quais efetivamente se desenvolveram noções geográficas para além do conteúdo programático. Através de metodologias como o estudo do meio, o debate participativo e a problematização das temáticas cobradas nos principais vestibulares como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), se evidenciaram as potencialidades existentes para uma educação geográfica que englobe tanto o conteúdo cobrado nas provas, como também a formação de sujeitos ativos, com consciência crítica frente as contradições da sociedade contemporânea. Por meio da aplicação de questionários junto aos discentes do PNV, constatou-se os benefícios da utilização de tais estratégias, as quais facilitaram o diálogo, o raciocínio, a interação e a construção do conhecimento, de modo que a utilização destas metodologias na prática docente, não somente nas aulas de Geografia, converge positivamente para um aprendizado mais eficaz, crítico e participativo.

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