O JOGO DO XADREZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89197 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2411 "inscrito_id" => 14752 "titulo" => "O JOGO DO XADREZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "No presente trabalho apresentamos o jogo de xadrez como uma ferramenta fundamental para o ensino da matemática, pois a prática dos jogos de tabuleiro exercita diversas características, como raciocínio logico, concentração, pensamento analítico, autonomia e autoconfiança. Assim podendo identificar benefícios para a criança desde o conhecimento ao domínio do tabuleiro, resultando em ganhos para sua noção espaço-dimensional. Depois do tabuleiro são apresentadas as peças, onde cada uma tem sua própria característica física, seu próprio movimento e um papel dentro do jogo, assim auxiliando o desenvolvimento da concentração e da memória. O desenvolvimento das partidas, com o cálculo das jogadas e a integração das peças exercitam a imaginação e o raciocínio logico, assim como a escolha da próxima jogada valoriza a autonomia e a iniciativa de cada criança. Objetivos: este trabalho tem como objetivo explorar as potencialidades da utilização do jogo de xadrez, como um recurso, no processo de ensino e aprendizagem de matemática em turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. E também trazer relações do xadrez com a matemática, assim mostrando como jogar xadrez contribuirá para o aprendizado da disciplina. E assim para atingirmos os nossos objetivos temos que, elaborar, aplicar, descrever e analisar sequencias de atividades que relacionam a aprendizagem com conhecimentos de matemática. As atividades tem que ser elaboradas para que os alunos aprendam matemática enquanto aprendem a jogar xadrez." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14752_TB2411_08092022203221.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "JEFERSON SILVA" "autor_email" => "jeferson.silva08.jsg@urca" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89197 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2411 "inscrito_id" => 14752 "titulo" => "O JOGO DO XADREZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "No presente trabalho apresentamos o jogo de xadrez como uma ferramenta fundamental para o ensino da matemática, pois a prática dos jogos de tabuleiro exercita diversas características, como raciocínio logico, concentração, pensamento analítico, autonomia e autoconfiança. Assim podendo identificar benefícios para a criança desde o conhecimento ao domínio do tabuleiro, resultando em ganhos para sua noção espaço-dimensional. Depois do tabuleiro são apresentadas as peças, onde cada uma tem sua própria característica física, seu próprio movimento e um papel dentro do jogo, assim auxiliando o desenvolvimento da concentração e da memória. O desenvolvimento das partidas, com o cálculo das jogadas e a integração das peças exercitam a imaginação e o raciocínio logico, assim como a escolha da próxima jogada valoriza a autonomia e a iniciativa de cada criança. Objetivos: este trabalho tem como objetivo explorar as potencialidades da utilização do jogo de xadrez, como um recurso, no processo de ensino e aprendizagem de matemática em turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. E também trazer relações do xadrez com a matemática, assim mostrando como jogar xadrez contribuirá para o aprendizado da disciplina. E assim para atingirmos os nossos objetivos temos que, elaborar, aplicar, descrever e analisar sequencias de atividades que relacionam a aprendizagem com conhecimentos de matemática. As atividades tem que ser elaboradas para que os alunos aprendam matemática enquanto aprendem a jogar xadrez." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14752_TB2411_08092022203221.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "JEFERSON SILVA" "autor_email" => "jeferson.silva08.jsg@urca" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }