Este trabalho tem o intuito de analisar as condições de acesso ao ensino básico, investigando a aplicação das políticas públicas de transporte escolar na educação básica de Crateús. Ao averiguar o cenário municipal, foi perceptível as diversas mudanças causadas após a implementação das leis estaduais, bem como, a criação do programa caminhos da escola, que regulamentam as políticas públicas de transportes, indo desde a esfera federal até a municipal. Destaca-se então, como objetivo principal da pesquisa, responder o questionamento de que as políticas públicas de transporte escolar em Crateús, garantiram ou não o ingresso de estudantes em condições sociais desfavoráveis, ao ensino básico escolar, e como consequência disso, ter diminuído os índices de evasão escolar. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, realizando um levantamento bibliográfico e documental sobre a temática abordada, a segunda etapa foi a entrevista não estruturada, para coleta de dados com a coordenadora pedagógica e professora do Colégio Regina Pacis, que por estar trabalhando a muito tempo na área da educação, vivenciou todo o processo de transformação proporcionado pela introdução do transporte escolar. Com as observações realizadas no decorrer desse projeto de pesquisa, ficou evidente que os investimentos federais, estaduais e municipais nos transportes escolares, garantiram uma mudança significativa para a democratização e inclusão do ensino público a mais estudantes, fazendo valer o artigo 205 da Constituição Federal.