Esse artigo aborda a avaliação diagnóstica realizada pelo MEC com a intenção de repensar estratégias que possibilitem o desenvolvimento das habilidades específicas para a alfabetização no Ensino Fundamental previstas pela BNCC. Além disso, a avaliação é um instrumento fundamental para entender em que nível de aprendizagem o aluno encontra- se para tomada de decisões acerca do processo de aprendizagem. Neste sentido, o referido estudo tem como objetivo analisar o resultado da avaliação diagnóstica realizada nas unidades escolares do município de Tibau do Sul/RN – 2022, no qual, pretende-se que contribuam com à recuperação das aprendizagens. A plataforma digital é focada nas habilidades essenciais da BNCC e se adapta aos diversos contextos. A metodologia deste estudo baseou-se em recorte de uma pesquisa ação, ainda em desenvolvimento, na qual, fizemos uma intervenção com abordagem qualitativa. Usamos como instrumentos a observação, leitura de textos referentes ao assunto e as provas de língua portuguesa elaboradas e os resultados disponibilizados pela plataforma CAEd digital. Constatou-se que a avaliação diagnostica é uma ferramenta indispensável para verificação dos níveis de aprendizagens, permitindo que o docente redimensione o planejamento e ações no âmbito pedagógico. Com participação presencial dos alunos de 66% no 1º ano e 78% no 2º ano do ensino fundamental, com percentual de desempenho médio de 58% e 44%. Os resultados revelaram níveis de aprendizagens e participação baixos, quando observados os dados por habilidades. Também demonstrou-se a necessidade de uma análise por unidade de ensino pelo fato do município apresentar contextos diferentes no que se refere ao período de ensino remoto na pandemia. Portanto, é preciso que o sistema educacional possa realmente oferecer condições e formação contínua de qualidade, bem como assegure a igualdade de direitos aos sujeitos que fazem parte do processo de ensino aprendizagem com intuito de recuperar os níveis de aprendizagens na pós pandemia.