Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PLANO PRIMEIRA INFÂNCIA CAMPINEIRA - PIC: UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A INFÂNCIA DE CAMPINAS À PARTIR DE AÇÕES REALIZADAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89712
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3040
    "inscrito_id" => 13793
    "titulo" => "O PLANO PRIMEIRA INFÂNCIA CAMPINEIRA - PIC: UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A INFÂNCIA DE CAMPINAS À PARTIR DE AÇÕES REALIZADAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19."
    "resumo" => "A educação de crianças pequenas e bem pequenas, constitui elemento de fundamental importância para a promoção de processos educativos que favoreçam o desenvolvimento integral da criança. Integrando os direitos subjetivos, preconizados na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990), criado em 2017, o Plano Primeira Infância Campineira - PIC, ancorado nessa perspectiva, foi criado e implementado no município paulista. Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo orientar as ações do poder público e da sociedade civil no sentido de se fazer a defesa, promoção e efetivação dos direitos da criança no território, por meio de um planejamento onde a cidade seja pensada e planejada para as crianças de 0 a 6 anos. O Plano encontra-se estruturado em doze eixos temáticos, sendo a Educação Infantil o 4º eixo norteador, alinhado à demandas do município e aos demais eixos, dentre os quais contemplam o direito de brincar, à proteção, cuidados, saúde, dentre outros. O presente trabalho, tem por finalidade apresentar o PIC e a sua implementação no interior de uma Unidade Educacional de Educação Infantil, localizada na Região Sudoeste do Município, que atende a aproximadamente 400 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Trata-se de um trabalho ancorado em uma perspectiva de intersetorialidade, sobretudo nesse período pandêmico, onde verificou-se uma grande demanda de ações voltadas para a primeira infância, tendo em vista o isolamento imposto pela Covid-19.O trabalho realizado na Unidade Educacional foi estruturado em três eixos, a saber: Educação, Saúde e Assistência Social e contou com o envolvimento de equipe multidisciplinar para sua execução, durante todo o período de isolamento e que permanece em execução após o retorno presencial sob novo formato, os dados amealhados apontam que o trabalho constitui-se como de relevância para os bebês e crianças atendidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13793_TB3040_10082022161140.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VENÍCIUS DE BRITO COELHO"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS"
    "autor_email" => "coelho.marcus@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89712
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3040
    "inscrito_id" => 13793
    "titulo" => "O PLANO PRIMEIRA INFÂNCIA CAMPINEIRA - PIC: UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A INFÂNCIA DE CAMPINAS À PARTIR DE AÇÕES REALIZADAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19."
    "resumo" => "A educação de crianças pequenas e bem pequenas, constitui elemento de fundamental importância para a promoção de processos educativos que favoreçam o desenvolvimento integral da criança. Integrando os direitos subjetivos, preconizados na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990), criado em 2017, o Plano Primeira Infância Campineira - PIC, ancorado nessa perspectiva, foi criado e implementado no município paulista. Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo orientar as ações do poder público e da sociedade civil no sentido de se fazer a defesa, promoção e efetivação dos direitos da criança no território, por meio de um planejamento onde a cidade seja pensada e planejada para as crianças de 0 a 6 anos. O Plano encontra-se estruturado em doze eixos temáticos, sendo a Educação Infantil o 4º eixo norteador, alinhado à demandas do município e aos demais eixos, dentre os quais contemplam o direito de brincar, à proteção, cuidados, saúde, dentre outros. O presente trabalho, tem por finalidade apresentar o PIC e a sua implementação no interior de uma Unidade Educacional de Educação Infantil, localizada na Região Sudoeste do Município, que atende a aproximadamente 400 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Trata-se de um trabalho ancorado em uma perspectiva de intersetorialidade, sobretudo nesse período pandêmico, onde verificou-se uma grande demanda de ações voltadas para a primeira infância, tendo em vista o isolamento imposto pela Covid-19.O trabalho realizado na Unidade Educacional foi estruturado em três eixos, a saber: Educação, Saúde e Assistência Social e contou com o envolvimento de equipe multidisciplinar para sua execução, durante todo o período de isolamento e que permanece em execução após o retorno presencial sob novo formato, os dados amealhados apontam que o trabalho constitui-se como de relevância para os bebês e crianças atendidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13793_TB3040_10082022161140.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VENÍCIUS DE BRITO COELHO"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS"
    "autor_email" => "coelho.marcus@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A educação de crianças pequenas e bem pequenas, constitui elemento de fundamental importância para a promoção de processos educativos que favoreçam o desenvolvimento integral da criança. Integrando os direitos subjetivos, preconizados na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990), criado em 2017, o Plano Primeira Infância Campineira - PIC, ancorado nessa perspectiva, foi criado e implementado no município paulista. Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo orientar as ações do poder público e da sociedade civil no sentido de se fazer a defesa, promoção e efetivação dos direitos da criança no território, por meio de um planejamento onde a cidade seja pensada e planejada para as crianças de 0 a 6 anos. O Plano encontra-se estruturado em doze eixos temáticos, sendo a Educação Infantil o 4º eixo norteador, alinhado à demandas do município e aos demais eixos, dentre os quais contemplam o direito de brincar, à proteção, cuidados, saúde, dentre outros. O presente trabalho, tem por finalidade apresentar o PIC e a sua implementação no interior de uma Unidade Educacional de Educação Infantil, localizada na Região Sudoeste do Município, que atende a aproximadamente 400 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Trata-se de um trabalho ancorado em uma perspectiva de intersetorialidade, sobretudo nesse período pandêmico, onde verificou-se uma grande demanda de ações voltadas para a primeira infância, tendo em vista o isolamento imposto pela Covid-19.O trabalho realizado na Unidade Educacional foi estruturado em três eixos, a saber: Educação, Saúde e Assistência Social e contou com o envolvimento de equipe multidisciplinar para sua execução, durante todo o período de isolamento e que permanece em execução após o retorno presencial sob novo formato, os dados amealhados apontam que o trabalho constitui-se como de relevância para os bebês e crianças atendidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.