Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DO PERFIL DISCENTE, SOB A ÓPTICA DOS PROFESSORES, NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA SEDE DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA-CE EM 2020

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89912
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3272
    "inscrito_id" => 15804
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO PERFIL DISCENTE, SOB A ÓPTICA DOS PROFESSORES, NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA SEDE DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA-CE EM 2020"
    "resumo" => "A decisão de se avaliar o perfil discente sob a óptica dos professores é justificada a partir da compreensão de que é necessário que o próprio docente promova uma autoavaliação de seu trabalho, sendo esta reconhecida como um processo de metacognição. O trabalho teve como objetivo avaliar o perfil discente a partir dos docentes em 3 Escolas de ensino médio do município de Pedra Branca, Ceará, contemplando o tripé do ensino: o aluno, o professor e a escola. Para a construção dessa pesquisa foi realizado um questionário, visando o levantamento dos dados necessários. As perguntas foram definidas no formato de múltipla escolha. Pode-se verificar que ainda há um grande déficit de aprendizagem dos alunos quando se aborda a genética no ensino médio. Além disso, ainda há uma grande carência de aulas que tragam o conteúdo de genética do ensino médio para a realidade em que os alunos estão inseridos. Mesmo com grande parte dos entrevistados apontando a genética como de grande relevância no ensino médio, ainda se observa uma grande parcela de alunos que apresentam pouco interesse pelo conteúdo, o que suscita a otimização do processo de ensino-aprendizado no que tange ao melhor aproveitamento discente e prática docente nessa área de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15804_TB3272_16082022134437.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO CEZARIO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS DIAS"
    "autor_email" => "marcosantonio10045@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89912
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3272
    "inscrito_id" => 15804
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO PERFIL DISCENTE, SOB A ÓPTICA DOS PROFESSORES, NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA SEDE DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA-CE EM 2020"
    "resumo" => "A decisão de se avaliar o perfil discente sob a óptica dos professores é justificada a partir da compreensão de que é necessário que o próprio docente promova uma autoavaliação de seu trabalho, sendo esta reconhecida como um processo de metacognição. O trabalho teve como objetivo avaliar o perfil discente a partir dos docentes em 3 Escolas de ensino médio do município de Pedra Branca, Ceará, contemplando o tripé do ensino: o aluno, o professor e a escola. Para a construção dessa pesquisa foi realizado um questionário, visando o levantamento dos dados necessários. As perguntas foram definidas no formato de múltipla escolha. Pode-se verificar que ainda há um grande déficit de aprendizagem dos alunos quando se aborda a genética no ensino médio. Além disso, ainda há uma grande carência de aulas que tragam o conteúdo de genética do ensino médio para a realidade em que os alunos estão inseridos. Mesmo com grande parte dos entrevistados apontando a genética como de grande relevância no ensino médio, ainda se observa uma grande parcela de alunos que apresentam pouco interesse pelo conteúdo, o que suscita a otimização do processo de ensino-aprendizado no que tange ao melhor aproveitamento discente e prática docente nessa área de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15804_TB3272_16082022134437.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO CEZARIO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS DIAS"
    "autor_email" => "marcosantonio10045@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A decisão de se avaliar o perfil discente sob a óptica dos professores é justificada a partir da compreensão de que é necessário que o próprio docente promova uma autoavaliação de seu trabalho, sendo esta reconhecida como um processo de metacognição. O trabalho teve como objetivo avaliar o perfil discente a partir dos docentes em 3 Escolas de ensino médio do município de Pedra Branca, Ceará, contemplando o tripé do ensino: o aluno, o professor e a escola. Para a construção dessa pesquisa foi realizado um questionário, visando o levantamento dos dados necessários. As perguntas foram definidas no formato de múltipla escolha. Pode-se verificar que ainda há um grande déficit de aprendizagem dos alunos quando se aborda a genética no ensino médio. Além disso, ainda há uma grande carência de aulas que tragam o conteúdo de genética do ensino médio para a realidade em que os alunos estão inseridos. Mesmo com grande parte dos entrevistados apontando a genética como de grande relevância no ensino médio, ainda se observa uma grande parcela de alunos que apresentam pouco interesse pelo conteúdo, o que suscita a otimização do processo de ensino-aprendizado no que tange ao melhor aproveitamento discente e prática docente nessa área de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.