Este trabalho pretende abordar a contribuição do brinquedo, brincadeira e jogos na aprendizagem, além de analisar a importância da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo e emocional na criança, reconhecendo-a como instrumento pedagógico importante e facilitador na assimilação de conhecimentos. Como embasamento teórico tivemos então, Huizinga (2008), Piaget (1998), Ariès (1981), Kishimoto (2008), entre outros, que nos proporcionaram esse embasamento teórico para as análises e reflexões sobre a relação entre o lúdico, a educação e a aprendizagem, tendo como intuito compreender o uso da ludicidade: brincadeiras, brinquedos e jogos infantis e suas contribuições para a aprendizagem de educandos, tornando assim as aulas mais motivadas e dinâmicas. As atividades lúdicas são extremamente válidas ao tratar-se de crianças. O lúdico é caracterizado de várias formas, sempre fazendo menção ao prazer, ao divertimento, à animação, enfim, à alegria. Contudo, a pretensão desta pesquisa é demonstrar o valor dos jogos e brincadeiras no contexto educacional, explicitando a característica marcante presente no uso de jogos, brincadeiras e brinquedos no processo ensino-aprendizagem. Para entender o universo da ludicidade é necessário compreender que ele envolve os jogos, os brinquedos e as brincadeiras. Brincar é uma atividade que facilita o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico, estimula o desenvolvimento intelectual, possibilita as aprendizagens.