ENSINO REMOTO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: CAMINHOS PARA O PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88248 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 9738 "titulo" => "ENSINO REMOTO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: CAMINHOS PARA O PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS" "resumo" => "O presente artigo busca investigar como se dá o processo de interpretação, em Libras, nas aulas remotas do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este trabalho é de natureza qualitativa e de paradigma interpretativista, em virtude do modo como será feita a análise dos dados. Em resumo, intentando fazer uma análise, o pesquisador-participante fez um relato pessoal de sua trajetória, e dos problemas encontrados. Vale salientar que a caracterização do investigador como sujeito de pesquisa é esperado no âmbito da etnografia da prática escolar. Diferentemente do cartesianismo acadêmico por tempos preconizado, uma visão humanista parte da premissa de que pesquisador e objeto de estudo estão, necessariamente, imbricados, e a subjetividade é parte inerente ao percurso crítico-analítico. Para a sustentação teórica deste trabalho, buscou-se amparo nas discussões de Hodges e colaboradores (2020), no que alude à comparação entre os termos Ensino Remoto e Ensino a Distância, e, a Marques (2020), no que se refere à interpretação remota durante a epidemia de COVID-19. As reflexões empreendidas ao longo deste trabalho são transitórias e abarcam, fundamentalmente, um momento de incertezas no âmbito do ensino nacional brasileiro. A Educação Emergencial Remota alterou as bases do processo de aprender e de ensinar. No caso dos surdos, mais que isso, levou-os a uma relação necessária e conflituosa com as plataformas de conferência existentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63d00641f1671_24012023132433.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => "2023-01-24 13:24:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ARNOR" "autor_email" => "arnorjr_brasil30rn@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88248 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 9738 "titulo" => "ENSINO REMOTO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: CAMINHOS PARA O PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS" "resumo" => "O presente artigo busca investigar como se dá o processo de interpretação, em Libras, nas aulas remotas do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este trabalho é de natureza qualitativa e de paradigma interpretativista, em virtude do modo como será feita a análise dos dados. Em resumo, intentando fazer uma análise, o pesquisador-participante fez um relato pessoal de sua trajetória, e dos problemas encontrados. Vale salientar que a caracterização do investigador como sujeito de pesquisa é esperado no âmbito da etnografia da prática escolar. Diferentemente do cartesianismo acadêmico por tempos preconizado, uma visão humanista parte da premissa de que pesquisador e objeto de estudo estão, necessariamente, imbricados, e a subjetividade é parte inerente ao percurso crítico-analítico. Para a sustentação teórica deste trabalho, buscou-se amparo nas discussões de Hodges e colaboradores (2020), no que alude à comparação entre os termos Ensino Remoto e Ensino a Distância, e, a Marques (2020), no que se refere à interpretação remota durante a epidemia de COVID-19. As reflexões empreendidas ao longo deste trabalho são transitórias e abarcam, fundamentalmente, um momento de incertezas no âmbito do ensino nacional brasileiro. A Educação Emergencial Remota alterou as bases do processo de aprender e de ensinar. No caso dos surdos, mais que isso, levou-os a uma relação necessária e conflituosa com as plataformas de conferência existentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63d00641f1671_24012023132433.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => "2023-01-24 13:24:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ARNOR" "autor_email" => "arnorjr_brasil30rn@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }