CULTURA E EDUCAÇÃO POPULAR E FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE: UMA OLHAR SOBRE PESQUISADORES DOS CRPES À LUZ DAS IDEIAS DE RAYMOND WILLIAMS
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Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, procedemos à análise dos trabalhos desenvolvidos, sobretudo por Florestan Fernandes e Antônio Cândido, no CRPE de São Paulo e por Paulo Freire no CRPE de Recife, Centros ligados às universidades, com iniciativas voltadas à institucionalização da sociologia da educação e à visão social das questões educacionais. Buscamos verificar o conceito de cultura e educação popular e a contribuição da pesquisa e da universidade para a emancipação das classes populares, na acepção dos autores mencionados, à luz das ideias de Raymond Williams, em especial de seu conceito multidimensional de cultura e de sua concepção do papel social da universidade e da atuação extramuros dos professores universitários, na perspectiva da universidade democrática. Verificamos que há muitos pontos de aproximação entre as formulações de educadores brasileiros que atuaram nos Centros Regionais de Pesquisas e o referencial teórico presente na obra de Williams. 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