Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA EXPLICAR A NATUREZA ELÉTRICA DA MATÉRIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89877
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3231
    "inscrito_id" => 11405
    "titulo" => "O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA EXPLICAR A NATUREZA ELÉTRICA DA MATÉRIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Sempre foram criados estereótipos acerca do ensino das ciências, principalmente nas ciências exatas e da natureza, pois na maioria das vezes os alunos se preocupam mais com fórmulas e cálculos do que em aprender e contextualizar a ciência no dia a dia. A área da ciência é fundamental para entendermos alguns fenômenos cotidianos, como a compreensão da natureza elétrica da matéria. O estudo da natureza elétrica da matéria está entre os de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos, isso traz a necessidade de uma abordagem mais simplista e prática do conteúdo, o uso da experimentação vem sendo bastante abordado no ensino das ciências, principalmente de Física e Química, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem aliando a teoria à prática. Assim, o presente artigo teve como intuito a investigação de trabalhos na literatura que fizeram o uso da experimentação para o ensino da natureza elétrica da matéria como forma de facilitar a aprendizagem. Foi realizada uma busca por artigos nas plataformas do Google Acadêmico e Periódico Capes, as palavras chaves utilizadas na busca foram: experimentos de baixo custo, uso da experimentação no ensino de ciências, bobina de Tesla e natureza elétrica da matéria, gaiola de Faraday. Foram encontrados 52 artigos, dos quais selecionou-se apenas 15 que estavam dentro da temática aqui apresentada. Os artigos foram analizados e observou-se que o uso da experimentação ajudou na compreensão do tema apresentado e além disso despertou interesse, por parte dos discentes, no conteúdo abordado. Portanto, diante da pesquisa realizada foi possível verificar que o uso da experimentação além de auxiliar a aprendizagem, aproxima o conteúdo abordado da realidade do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11405_TB3231_01122022182405.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO VILAÇA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO V"
    "autor_email" => "dudulixaum2016@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89877
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3231
    "inscrito_id" => 11405
    "titulo" => "O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA EXPLICAR A NATUREZA ELÉTRICA DA MATÉRIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Sempre foram criados estereótipos acerca do ensino das ciências, principalmente nas ciências exatas e da natureza, pois na maioria das vezes os alunos se preocupam mais com fórmulas e cálculos do que em aprender e contextualizar a ciência no dia a dia. A área da ciência é fundamental para entendermos alguns fenômenos cotidianos, como a compreensão da natureza elétrica da matéria. O estudo da natureza elétrica da matéria está entre os de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos, isso traz a necessidade de uma abordagem mais simplista e prática do conteúdo, o uso da experimentação vem sendo bastante abordado no ensino das ciências, principalmente de Física e Química, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem aliando a teoria à prática. Assim, o presente artigo teve como intuito a investigação de trabalhos na literatura que fizeram o uso da experimentação para o ensino da natureza elétrica da matéria como forma de facilitar a aprendizagem. Foi realizada uma busca por artigos nas plataformas do Google Acadêmico e Periódico Capes, as palavras chaves utilizadas na busca foram: experimentos de baixo custo, uso da experimentação no ensino de ciências, bobina de Tesla e natureza elétrica da matéria, gaiola de Faraday. Foram encontrados 52 artigos, dos quais selecionou-se apenas 15 que estavam dentro da temática aqui apresentada. Os artigos foram analizados e observou-se que o uso da experimentação ajudou na compreensão do tema apresentado e além disso despertou interesse, por parte dos discentes, no conteúdo abordado. Portanto, diante da pesquisa realizada foi possível verificar que o uso da experimentação além de auxiliar a aprendizagem, aproxima o conteúdo abordado da realidade do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11405_TB3231_01122022182405.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO VILAÇA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO V"
    "autor_email" => "dudulixaum2016@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Sempre foram criados estereótipos acerca do ensino das ciências, principalmente nas ciências exatas e da natureza, pois na maioria das vezes os alunos se preocupam mais com fórmulas e cálculos do que em aprender e contextualizar a ciência no dia a dia. A área da ciência é fundamental para entendermos alguns fenômenos cotidianos, como a compreensão da natureza elétrica da matéria. O estudo da natureza elétrica da matéria está entre os de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos, isso traz a necessidade de uma abordagem mais simplista e prática do conteúdo, o uso da experimentação vem sendo bastante abordado no ensino das ciências, principalmente de Física e Química, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem aliando a teoria à prática. Assim, o presente artigo teve como intuito a investigação de trabalhos na literatura que fizeram o uso da experimentação para o ensino da natureza elétrica da matéria como forma de facilitar a aprendizagem. Foi realizada uma busca por artigos nas plataformas do Google Acadêmico e Periódico Capes, as palavras chaves utilizadas na busca foram: experimentos de baixo custo, uso da experimentação no ensino de ciências, bobina de Tesla e natureza elétrica da matéria, gaiola de Faraday. Foram encontrados 52 artigos, dos quais selecionou-se apenas 15 que estavam dentro da temática aqui apresentada. Os artigos foram analizados e observou-se que o uso da experimentação ajudou na compreensão do tema apresentado e além disso despertou interesse, por parte dos discentes, no conteúdo abordado. Portanto, diante da pesquisa realizada foi possível verificar que o uso da experimentação além de auxiliar a aprendizagem, aproxima o conteúdo abordado da realidade do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.