A presente pesquisa traz a figura do professor de história como o sujeito mediador do conhecimento e deixando de ser um mero transmissor para ser mais um orientador, um estimulador que leva os alunos a construírem seus próprios conceitos, valores, desenvolvendo desta forma a sua criticidade. Diante de cenários em que alunos não demonstram ter interesse nessa disciplina, seja por falta de compatibilidade ou afinidade com a área de humanas ou mesmo por achar desinteressante a forma como o ensino é abordado, busca-se destacar os pontos positivos de ser um professor mediador do conhecimento, que faz uso de diversas metodologias para alcançar resultados positivos na aprendizagem de seus educandos. Mostrando que o professor mediador cria condições favoráveis para assimilação do conhecimento de seu aluno, induzindo o relacionar às informações recebidas com a realidade social em que este aprendiz vive, dando mais significado ao que se aprende. Destaca que para ser um professor mediador do conhecimento, o mesmo precisa estar preparado para tal ato, buscar sempre atualizar seus conhecimentos de forma que este possa envolver o aluno a participar do assunto abordado mostrando que o ensino de História é fundamental para elaborar um pensamento crítico e obter uma postura critica capaz de contribuir para as mudanças sociais necessárias de uma sociedade. No entanto, será abordado o papel da escola e como este ambiente pode contribuir ou prejudicar o desempenho deste professor em sua prática docente, se a mesma não oferecer as condições necessárias para que este ensino seja colocado em prática. Outro ponto a ser discutido, foi o uso das novas tecnologias da informação e a comunicação como método mediador no ensino de história, buscando observar se há maior demonstração de interesse dos alunos quando a aula é feita com o uso dessas tecnologias. Quanto à metodologia da pesquisa, será bibliográfica e de campo, será feita por meio de questionários com professores do ensino médio e das séries finais do ensino fundamental de duas escolas na cidade de Balsas–MA. Ao concluir a investigação pretende-se avaliar as metodologias usadas por esses professores e como estas podem ser compartilhadas com outras escolas para que as mesmas tenham resultados positivos na aprendizagem de seus alunos com relação ao ensino de história.