A inserção de metodologias ativas de ensino permite que o aluno seja mais curioso e proativo, aprendendo no seu próprio ritmo e necessidade. Essas ferramentas surgiram com o objetivo de romper os padrões estabelecidos pelo ensino tradicional e fortalecer a aprendizagem. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto que o uso de diferentes estratégias pedagógicas de ensino tem no aprendizado dos conteúdos de ciências. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do ensino fundamental II da Escola Municipal Mário Melo, Recife-PE, por meio de um questionário eletrônico. O formulário foi aplicado antes do início da realização das atividades educativas e após os estudantes foram escutados, presencialmente, para que fosse mensurado o nível de aprendizado deles. As atividades didáticas realizadas foram: aulas teóricas sobre a água, as quais não seguiram apenas o modelo passivo de ensino, sendo utilizadas ferramentas como a sala de aula invertida, gamificação e estudo de casos; experimentos práticos no laboratório e atividades baseadas no movimento maker. Participaram da pesquisa 30 estudantes e todos já haviam visto previamente o conteúdo água com os professores. Após a análise das respostas obtidas, ficou notório que o modelo tradicional de ensino era o mais utilizado nas aulas de ciências. Porém, detectamos que o aprendizado dos discentes foi muito superficial e insuficiente, ressaltando a necessidade de práticas inovadoras de ensino. Após a realização das etapas do projeto foi possível diagnosticar o maior aprendizado dos estudantes e os mesmos relataram que as aulas se tornaram bem mais atrativas e produtivas.