ENSINO DE CIÊNCIAS ALÉM DO MODELO TRADICIONAL: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89356 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 14803 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS ALÉM DO MODELO TRADICIONAL: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "A inserção de metodologias ativas de ensino permite que o aluno seja mais curioso e proativo, aprendendo no seu próprio ritmo e necessidade. Essas ferramentas surgiram com o objetivo de romper os padrões estabelecidos pelo ensino tradicional e fortalecer a aprendizagem. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto que o uso de diferentes estratégias pedagógicas de ensino tem no aprendizado dos conteúdos de ciências. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do ensino fundamental II da Escola Municipal Mário Melo, Recife-PE, por meio de um questionário eletrônico. O formulário foi aplicado antes do início da realização das atividades educativas e após os estudantes foram escutados, presencialmente, para que fosse mensurado o nível de aprendizado deles. As atividades didáticas realizadas foram: aulas teóricas sobre a água, as quais não seguiram apenas o modelo passivo de ensino, sendo utilizadas ferramentas como a sala de aula invertida, gamificação e estudo de casos; experimentos práticos no laboratório e atividades baseadas no movimento maker. Participaram da pesquisa 30 estudantes e todos já haviam visto previamente o conteúdo água com os professores. Após a análise das respostas obtidas, ficou notório que o modelo tradicional de ensino era o mais utilizado nas aulas de ciências. Porém, detectamos que o aprendizado dos discentes foi muito superficial e insuficiente, ressaltando a necessidade de práticas inovadoras de ensino. Após a realização das etapas do projeto foi possível diagnosticar o maior aprendizado dos estudantes e os mesmos relataram que as aulas se tornaram bem mais atrativas e produtivas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14803_TB2623_09092022152954.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE BATISTA CRUZ" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulohenriquebatistacruz@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89356 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 14803 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS ALÉM DO MODELO TRADICIONAL: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "A inserção de metodologias ativas de ensino permite que o aluno seja mais curioso e proativo, aprendendo no seu próprio ritmo e necessidade. Essas ferramentas surgiram com o objetivo de romper os padrões estabelecidos pelo ensino tradicional e fortalecer a aprendizagem. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto que o uso de diferentes estratégias pedagógicas de ensino tem no aprendizado dos conteúdos de ciências. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do ensino fundamental II da Escola Municipal Mário Melo, Recife-PE, por meio de um questionário eletrônico. O formulário foi aplicado antes do início da realização das atividades educativas e após os estudantes foram escutados, presencialmente, para que fosse mensurado o nível de aprendizado deles. As atividades didáticas realizadas foram: aulas teóricas sobre a água, as quais não seguiram apenas o modelo passivo de ensino, sendo utilizadas ferramentas como a sala de aula invertida, gamificação e estudo de casos; experimentos práticos no laboratório e atividades baseadas no movimento maker. Participaram da pesquisa 30 estudantes e todos já haviam visto previamente o conteúdo água com os professores. Após a análise das respostas obtidas, ficou notório que o modelo tradicional de ensino era o mais utilizado nas aulas de ciências. Porém, detectamos que o aprendizado dos discentes foi muito superficial e insuficiente, ressaltando a necessidade de práticas inovadoras de ensino. Após a realização das etapas do projeto foi possível diagnosticar o maior aprendizado dos estudantes e os mesmos relataram que as aulas se tornaram bem mais atrativas e produtivas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14803_TB2623_09092022152954.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE BATISTA CRUZ" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulohenriquebatistacruz@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }