O presente artigo tem como objetivo, realizar uma pesquisa bibliográfica acerca do intervalo cultural, utilizando de diversas estratégias para uma melhor interação dentre as crianças no intervalo escolar. Aborda a concepção de novas estratégias no intervalo das escolas, produzidas pelas crianças, a partir de suas potencialidades, impostas pelo tempo de implementação do componente curricular, revelando a presença de uma cultura do brincar no recreio escolar. As crianças baseiam-se nos seus novos contextos educacionais, ou formas de brincar, para por em prática suas brincadeiras no intervalo escolar ou têm como referência as velhas brincadeiras reproduzidas ao longo do tempo. O intervalo escolar e as várias possibilidades de interações entre os alunos através do intervalo cultural; as estratégias de interações de alunos no intervalo escolar; as mudanças de comportamento dos alunos com a implementação do intervalo cultural na escola, fazem parte da fundamentação teórica que possibilitarão as discussões no decorrer da escrita do texto. O recreio escolar norteia as distintas manifestações e interações entre o espaço e o ambiente em que as brincadeiras estão sendo realizadas. As crianças produzem cultura, durante seu desenvolvimento social, cultural, emocional e intelectual. As mudanças de comportamento das crianças através das práticas de ações culturais no intervalo escolar proporcionam interações entre os alunos.