A literatura infantil é indispensável no processo de evolução da aprendizagem, desenvolvendo habilidades, estímulos, físicos e psíquicos capacitando o educando para uma formação autônoma e emancipatória, formando suas próprias visões de mundo. É preciso incentivar a formação do hábito de leitura desde cedo, onde a Literatura Infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma de forma eficaz, facilitando a comunicação e proporcionando diálogos. O trabalho de aquisição da leitura nas escolas, acontece na maioria das vezes com texto fragmentado e solto não utilizando a complexidade da obra. Este trabalho abordará a importância da literatura infantil na formação de leitores e facilitador de aprendizagens diversas, analisando a sua importância no desenvolvimento de aprendizagens diversas da criança, sua importância para o desenvolvimento da criatividade, da capacidade cognitiva e no desenvolvimento das habilidades motoras de ler e escrever. Apontará também a literatura infantil como um dos caminhos que facilita a socialização e o ensino-aprendizagem durante o processo de alfabetização/ letramento, destacando a literatura como elemento lúdico para desenvolvimento da criatividade da criança, destacaremos também a concepção de alguns teóricos sobre a Literatura Infantil. Diante desse fato, é necessário um trabalho sistematizado na escola que dê a Literatura um protagonismo ao qual perpasse os muros da escola.