PENSANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM PARA O PÓS-PANDÊMICO A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89319 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2574 "inscrito_id" => 15073 "titulo" => "PENSANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM PARA O PÓS-PANDÊMICO A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou, nos últimos dois anos, várias áreas, notadamente a Educação. Nesses últimos dois anos, as aulas presenciais foram substituídas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) para cumprir o distanciamento físico/social adotado como forma de combate à propagação do vírus. Agora, dois anos depois, com o fim da pandemia e retorno das aulas presenciais, tratamos aqui dos processos de ensino-aprendizagem no formato ERE e suas implicações para o pós-pandêmico, a partir da experiência de lecionar a disciplina de língua inglesa em turmas de alunos da educação básica de um campus de um Instituto Federal localizado em Pernambuco. Nossos objetivos foram analisar e refletir sobre os processos de ensino-aprendizagem, os materiais didático-pedagógicos utilizados, os ambientes de aprendizagem e a atuação dos sujeitos (aluno/professor) durante a pandemia e suas implicações para o pós-pandêmico. Através de uma metodologia de pesquisa qualitativa (GIL, 2016; PAIVA, 2019), os resultados demonstraram que para o pós-pandêmico é preciso (re)pensar a necessidade de formação docente, a autonomia discente, a atenção aos materiais didático-pedagógicos e a diversificação de ambientes de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15073_TB2574_07082022194559.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO TAVARES MARTINS" "autor_nome_curto" => "Ricardo" "autor_email" => "ricardo.martins@ifsertao-" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89319 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2574 "inscrito_id" => 15073 "titulo" => "PENSANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM PARA O PÓS-PANDÊMICO A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou, nos últimos dois anos, várias áreas, notadamente a Educação. Nesses últimos dois anos, as aulas presenciais foram substituídas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) para cumprir o distanciamento físico/social adotado como forma de combate à propagação do vírus. Agora, dois anos depois, com o fim da pandemia e retorno das aulas presenciais, tratamos aqui dos processos de ensino-aprendizagem no formato ERE e suas implicações para o pós-pandêmico, a partir da experiência de lecionar a disciplina de língua inglesa em turmas de alunos da educação básica de um campus de um Instituto Federal localizado em Pernambuco. Nossos objetivos foram analisar e refletir sobre os processos de ensino-aprendizagem, os materiais didático-pedagógicos utilizados, os ambientes de aprendizagem e a atuação dos sujeitos (aluno/professor) durante a pandemia e suas implicações para o pós-pandêmico. Através de uma metodologia de pesquisa qualitativa (GIL, 2016; PAIVA, 2019), os resultados demonstraram que para o pós-pandêmico é preciso (re)pensar a necessidade de formação docente, a autonomia discente, a atenção aos materiais didático-pedagógicos e a diversificação de ambientes de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15073_TB2574_07082022194559.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO TAVARES MARTINS" "autor_nome_curto" => "Ricardo" "autor_email" => "ricardo.martins@ifsertao-" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }