A literatura infantil é um recurso didático interessante para ensinar Ciências de forma interdisciplinar, principalmente nos primeiros anos de escolarização. Verifica-se, contudo, que os livros clássicos e paradidáticos que exploram temas da ciência, raramente apresentam histórias onde as plantas são os personagens ou foco principal. Com a intenção de verificar como a literatura infantil vem sendo utilizada no ensino da Botânica, buscou-se por trabalhos apresentados nas últimas edições de eventos nacionais, de ensino de Ciências (ENPEC) e de Botânica (CNBot). Para isso, buscou-se pelas palavras-chave literatura e infantil, nos títulos e palavras-chave dos trabalhos disponíveis nos anais. Foram encontrados 14 trabalhos, desses, sete são trabalhos de revisão bibliográfica, revisão de anais de eventos ou pesquisa teórica relacionada ao tema literatura infantil no ensino de Ciências, de forma geral, sem destaque importante ao ensino das plantas. Três trabalhos tratam do uso da literatura infantil para o ensino de temas da química, um trabalho relaciona-se ao ensino de física e um ao ensino do tema biodiversidade e conservação animal. Este resultado mostra que a literatura infantil é um recurso pouco explorado por docentes e pesquisadores no ensino de Botânica, o que pode ser reflexo da carência de livros voltados ao público infantil que apresentem temas relacionados ao reino vegetal, de forma lúdica e cientificamente embasada.