A (NÃO) PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A OPINIÃO ESTUDANTIL DO IFRN-PAAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88365 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 944 "inscrito_id" => 8083 "titulo" => "A (NÃO) PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A OPINIÃO ESTUDANTIL DO IFRN-PAAS" "resumo" => "As olimpíadas científicas são competições destinadas a alunos desde o ensino fundamental até a graduação. Existe uma variedade delas, abordando desde disciplinas básicas como a matemática, até assuntos pouco comuns nas escolas, como Medicina. Por serem realizadas com dificuldades variadas e em diversos formatos, como provas escritas, produções audiovisuais e de artigos científicos, é questionável qual visão os alunos possuem acerca dessas competições. Entender tal cenário é importante pois permite a identificação de fatores a serem melhorados no processo de realização desses eventos. Assim, é possível traçar metas para que mais alunos de beneficiem das olimpíadas. Para realizar tal investigação, foi feita uma pesquisa documental cujos dados foram coletados a partir de questionários com perguntas objetivas e discursivas em dois momentos em uma mesma turma do IFRN - Campus Parelhas. Pôde-se concluir, a partir da análise das respostas, que a maioria dos alunos possuem uma visão positiva desses eventos. Além disso, a maior parte dos estudantes apenas sabem da existência de olimpíadas de matemática, não possuindo noção da variedade de competições que cobrem as mais diversas esferas do conhecimento. Dessa forma, o alunado que não possui propensão para a matemática, acaba ficando a margem dos benefícios ofertados pela participação nesses concursos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID8083_TB944_20062022112034.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURÍCIO DE AZEVEDO NETO" "autor_nome_curto" => "MAURI" "autor_email" => "mauricio.a.neto@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88365 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 944 "inscrito_id" => 8083 "titulo" => "A (NÃO) PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A OPINIÃO ESTUDANTIL DO IFRN-PAAS" "resumo" => "As olimpíadas científicas são competições destinadas a alunos desde o ensino fundamental até a graduação. Existe uma variedade delas, abordando desde disciplinas básicas como a matemática, até assuntos pouco comuns nas escolas, como Medicina. Por serem realizadas com dificuldades variadas e em diversos formatos, como provas escritas, produções audiovisuais e de artigos científicos, é questionável qual visão os alunos possuem acerca dessas competições. Entender tal cenário é importante pois permite a identificação de fatores a serem melhorados no processo de realização desses eventos. Assim, é possível traçar metas para que mais alunos de beneficiem das olimpíadas. Para realizar tal investigação, foi feita uma pesquisa documental cujos dados foram coletados a partir de questionários com perguntas objetivas e discursivas em dois momentos em uma mesma turma do IFRN - Campus Parelhas. Pôde-se concluir, a partir da análise das respostas, que a maioria dos alunos possuem uma visão positiva desses eventos. Além disso, a maior parte dos estudantes apenas sabem da existência de olimpíadas de matemática, não possuindo noção da variedade de competições que cobrem as mais diversas esferas do conhecimento. Dessa forma, o alunado que não possui propensão para a matemática, acaba ficando a margem dos benefícios ofertados pela participação nesses concursos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID8083_TB944_20062022112034.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURÍCIO DE AZEVEDO NETO" "autor_nome_curto" => "MAURI" "autor_email" => "mauricio.a.neto@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }