RIBEIRO, Letícia Mendonça Lopes. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/90653>. Acesso em: 22/11/2024 11:27
Este trabalho objetivou analisar as informações e a familiaridade que professoras do Ensino Fundamental têm sobre as zoonoses, considerando o conceito que expressam sobre o termo “zoonoses”. Para tanto, a pesquisa considerou, como referencial teórico, o conhecimento sobre as zoonoses (KRAUSS et al., 2003) e aspectos relacionados à abordagem da Educação em Saúde (SCHALL; STRUCHINER, 1999; VENTURI; MOHR, 2021). Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual contou com a análise de conteúdo das entrevistas de 40 professoras atuantes nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de oito instituições (quatro públicas e quatro privadas) participantes da pesquisa. Os resultados sugeriram que grande parte das docentes entrevistadas aparentaram ter pouca ou nenhuma familiaridade com o tema zoonoses e, consequentemente, com a prática escolar passível de abordagem do assunto. O mesmo não foi percebido quanto aos assuntos relacionados à dengue, sendo esse um tema bastante abordado nos três primeiros anos de escolaridade obrigatória, especialmente nas escolas públicas, que demonstram acentuado interesse em desenvolver trabalhos com esse assunto. Sugere-se que, na era pós-pandemia, o poder público proponha estratégias de Educação em Saúde condizentes ao panorama sanitário – considerando, inclusive, a importância da Covid-19 como uma pandemia que se iniciou certamente a partir de um caso zoonótico. Para tanto, é preciso que as ações, direcionadas à abordagem das zoonoses na Educação Básica, considerem o atual momento da escola e respeitem o cenário social dos estudantes e de suas famílias, bem como respeitem a dinâmica laboral dos docentes e as suas práticas pedagógicas em sala de aula.