O ensino de imunologia é uma tarefa complexa e, em geral, ocorre por meio de métodos tradicionais, sendo a aprendizagem baseada na memorização dos conceitos, o que não costuma resultar em aprendizagem significativa. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas, nas quais o aluno é o protagonista de seu processo de aprendizagem, pode ser de grande valia para facilitar a compreensão dos conteúdos. Um exemplo de metodologia ativa é a Rotação por Estações, na qual os alunos passam por estações com atividades que são, de certa forma, independentes, mas que funcionam de forma integrada para que todos tenham acesso aos mesmos conteúdos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de uma metodologia de ensino no modelo de Rotação por Estações para revisão dos conteúdos iniciais de imunologia de forma lúdica: a “Imuno-gincana”. A proposta foi aplicada em maio de 2022 a uma turma do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Macau. Após separação da turma em grupos, cada equipe se dirigiu a uma “estação” para realizar uma tarefa em formato de jogo e marcar seu tempo. Após todas as equipes passarem por todas as estações, foi contabilizado o resultado da gincana. A partir das respostas do questionário para avaliação da proposta, foi possível perceber que os alunos aprovaram a metodologia utilizada, avaliando-a como eficiente para a revisão e fixação de conteúdos de forma prazerosa e divertida. A proposta recebeu nota média de 9,81, o que aponta ótima aceitação da gincana pelos alunos participantes. Além de estimular a aprendizagem conceitual, esse tipo de atividade favorece a prática de conteúdos procedimentais e atitudinais como habilidades motoras, trabalho em equipe e respeito aos colegas, podendo ser adaptado a qualquer nível de ensino.