Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS APROXIMAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLASSE 16 DE PLANALTINA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88486
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1130
    "inscrito_id" => 9333
    "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS APROXIMAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLASSE 16 DE PLANALTINA"
    "resumo" => "Este estudo foi elaborado a partir da pesquisa Dos pressupostos ao planejamento do trabalho pedagógico: um documentário da narrativa da Escola Classe 16 de Planaltina e se propõe a discutir as aproximações da pedagogia histórico-crítica ao trabalho pedagógico da Escola Classe 16 de Planaltina, assim como apresentar uma proposta de produto educacional para possibilitar reflexões acerca dessa base teórico-metodológica no planejamento do trabalho pedagógico da escola. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que tem como estratégia de investigação a pesquisa narrativa. A coleta de dados valeu-se de entrevista semiestruturada e de observações em coordenações pedagógicas coletivas, assim como análise documental. A pesquisa parte da constatação de que a pedagogia histórico-crítica, apesar de ser a base teórico-metodológica para a construção do trabalho pedagógico nas escolas do Distrito Federal, não é amplamente utilizada no planejamento das ações da escola de forma estruturada. Também não é amplamente conhecida, apesar de alguns de seus pressupostos serem observados na estruturação de seu currículo real possibilitando importantes reflexões para a prática docente. Nesse sentido, foi elaborado um guia pedagógico no intuito de contribuir para o planejamento e organização do trabalho pedagógico das escolas, auxiliando na compreensão da pedagogia histórico-crítica enquanto proposta didático-pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9333_TB1130_20062022175014.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA ANGÉLICA BARBOSA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "monica.almeida1@edu.se.df"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88486
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1130
    "inscrito_id" => 9333
    "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS APROXIMAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLASSE 16 DE PLANALTINA"
    "resumo" => "Este estudo foi elaborado a partir da pesquisa Dos pressupostos ao planejamento do trabalho pedagógico: um documentário da narrativa da Escola Classe 16 de Planaltina e se propõe a discutir as aproximações da pedagogia histórico-crítica ao trabalho pedagógico da Escola Classe 16 de Planaltina, assim como apresentar uma proposta de produto educacional para possibilitar reflexões acerca dessa base teórico-metodológica no planejamento do trabalho pedagógico da escola. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que tem como estratégia de investigação a pesquisa narrativa. A coleta de dados valeu-se de entrevista semiestruturada e de observações em coordenações pedagógicas coletivas, assim como análise documental. A pesquisa parte da constatação de que a pedagogia histórico-crítica, apesar de ser a base teórico-metodológica para a construção do trabalho pedagógico nas escolas do Distrito Federal, não é amplamente utilizada no planejamento das ações da escola de forma estruturada. Também não é amplamente conhecida, apesar de alguns de seus pressupostos serem observados na estruturação de seu currículo real possibilitando importantes reflexões para a prática docente. Nesse sentido, foi elaborado um guia pedagógico no intuito de contribuir para o planejamento e organização do trabalho pedagógico das escolas, auxiliando na compreensão da pedagogia histórico-crítica enquanto proposta didático-pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9333_TB1130_20062022175014.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA ANGÉLICA BARBOSA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "monica.almeida1@edu.se.df"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este estudo foi elaborado a partir da pesquisa Dos pressupostos ao planejamento do trabalho pedagógico: um documentário da narrativa da Escola Classe 16 de Planaltina e se propõe a discutir as aproximações da pedagogia histórico-crítica ao trabalho pedagógico da Escola Classe 16 de Planaltina, assim como apresentar uma proposta de produto educacional para possibilitar reflexões acerca dessa base teórico-metodológica no planejamento do trabalho pedagógico da escola. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que tem como estratégia de investigação a pesquisa narrativa. A coleta de dados valeu-se de entrevista semiestruturada e de observações em coordenações pedagógicas coletivas, assim como análise documental. A pesquisa parte da constatação de que a pedagogia histórico-crítica, apesar de ser a base teórico-metodológica para a construção do trabalho pedagógico nas escolas do Distrito Federal, não é amplamente utilizada no planejamento das ações da escola de forma estruturada. Também não é amplamente conhecida, apesar de alguns de seus pressupostos serem observados na estruturação de seu currículo real possibilitando importantes reflexões para a prática docente. Nesse sentido, foi elaborado um guia pedagógico no intuito de contribuir para o planejamento e organização do trabalho pedagógico das escolas, auxiliando na compreensão da pedagogia histórico-crítica enquanto proposta didático-pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.