PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS APROXIMAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLASSE 16 DE PLANALTINA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88486 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1130 "inscrito_id" => 9333 "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS APROXIMAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLASSE 16 DE PLANALTINA" "resumo" => "Este estudo foi elaborado a partir da pesquisa Dos pressupostos ao planejamento do trabalho pedagógico: um documentário da narrativa da Escola Classe 16 de Planaltina e se propõe a discutir as aproximações da pedagogia histórico-crítica ao trabalho pedagógico da Escola Classe 16 de Planaltina, assim como apresentar uma proposta de produto educacional para possibilitar reflexões acerca dessa base teórico-metodológica no planejamento do trabalho pedagógico da escola. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que tem como estratégia de investigação a pesquisa narrativa. A coleta de dados valeu-se de entrevista semiestruturada e de observações em coordenações pedagógicas coletivas, assim como análise documental. A pesquisa parte da constatação de que a pedagogia histórico-crítica, apesar de ser a base teórico-metodológica para a construção do trabalho pedagógico nas escolas do Distrito Federal, não é amplamente utilizada no planejamento das ações da escola de forma estruturada. Também não é amplamente conhecida, apesar de alguns de seus pressupostos serem observados na estruturação de seu currículo real possibilitando importantes reflexões para a prática docente. Nesse sentido, foi elaborado um guia pedagógico no intuito de contribuir para o planejamento e organização do trabalho pedagógico das escolas, auxiliando na compreensão da pedagogia histórico-crítica enquanto proposta didático-pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9333_TB1130_20062022175014.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA ANGÉLICA BARBOSA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "monica.almeida1@edu.se.df" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88486 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1130 "inscrito_id" => 9333 "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS APROXIMAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLASSE 16 DE PLANALTINA" "resumo" => "Este estudo foi elaborado a partir da pesquisa Dos pressupostos ao planejamento do trabalho pedagógico: um documentário da narrativa da Escola Classe 16 de Planaltina e se propõe a discutir as aproximações da pedagogia histórico-crítica ao trabalho pedagógico da Escola Classe 16 de Planaltina, assim como apresentar uma proposta de produto educacional para possibilitar reflexões acerca dessa base teórico-metodológica no planejamento do trabalho pedagógico da escola. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que tem como estratégia de investigação a pesquisa narrativa. A coleta de dados valeu-se de entrevista semiestruturada e de observações em coordenações pedagógicas coletivas, assim como análise documental. A pesquisa parte da constatação de que a pedagogia histórico-crítica, apesar de ser a base teórico-metodológica para a construção do trabalho pedagógico nas escolas do Distrito Federal, não é amplamente utilizada no planejamento das ações da escola de forma estruturada. Também não é amplamente conhecida, apesar de alguns de seus pressupostos serem observados na estruturação de seu currículo real possibilitando importantes reflexões para a prática docente. Nesse sentido, foi elaborado um guia pedagógico no intuito de contribuir para o planejamento e organização do trabalho pedagógico das escolas, auxiliando na compreensão da pedagogia histórico-crítica enquanto proposta didático-pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9333_TB1130_20062022175014.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA ANGÉLICA BARBOSA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "monica.almeida1@edu.se.df" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }