Este estudo foi elaborado a partir da pesquisa Dos pressupostos ao planejamento do trabalho pedagógico: um documentário da narrativa da Escola Classe 16 de Planaltina e se propõe a discutir as aproximações da pedagogia histórico-crítica ao trabalho pedagógico da Escola Classe 16 de Planaltina, assim como apresentar uma proposta de produto educacional para possibilitar reflexões acerca dessa base teórico-metodológica no planejamento do trabalho pedagógico da escola. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que tem como estratégia de investigação a pesquisa narrativa. A coleta de dados valeu-se de entrevista semiestruturada e de observações em coordenações pedagógicas coletivas, assim como análise documental. A pesquisa parte da constatação de que a pedagogia histórico-crítica, apesar de ser a base teórico-metodológica para a construção do trabalho pedagógico nas escolas do Distrito Federal, não é amplamente utilizada no planejamento das ações da escola de forma estruturada. Também não é amplamente conhecida, apesar de alguns de seus pressupostos serem observados na estruturação de seu currículo real possibilitando importantes reflexões para a prática docente. Nesse sentido, foi elaborado um guia pedagógico no intuito de contribuir para o planejamento e organização do trabalho pedagógico das escolas, auxiliando na compreensão da pedagogia histórico-crítica enquanto proposta didático-pedagógica.